AGTECHS: Estado da Arte e Perspectivas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Acessos neste artigo: 304


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Victor Fraile Sordi , Pedro Eduardo Volpato Junior

ABSTRACT
Nos próximos 40 anos, as restrições de terra, energia, água e clima, somados ao aumento populacional, colocarão uma pressão sem precedentes sobre a capacidade da humanidade de produzir e acessar seus produtos mais básicos - alimentos, combustíveis e fibras. A (FAO) sugere que a única saída para esse desafio é a popularização de práticas inovadoras nos sistemas agrícolas, na chamada agricultura digital, baseada em dados, com intenso uso de tecnologias de informação e comunicação. Nesse contexto, as startups do agronegócio, as Agtechs, também conhecidas como Agritechs ou Agrotechs, possuem um papel fundamental. Apesar de sua reconhecida importância, o setor Agtech ainda é pouco explorado na academia, sendo alvo de escassas publicações científicas. Este estudo buscou identificar o estado da arte na temática das agtechs em publicações científicas nacionais e internacionais. Os resultados apresentam as bases para novas pesquisas sobre a temática, com conceituações, classificações, terminologias associadas, tecnologias envolvidas, além de oferecer perspectivas para futuros estudos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Roberto Tadeu Ramos Morais 09-02-2021 09:50:35

Revisão sistemática da literatura pertinente e atualizada. Uso de base de dados suficientes. O texto está bem escrito e atendendo as normas gerais de publicação.

Foto do Usuário Dejenane De Souza Monteiro 09-02-2021 09:50:35

Trata-se de um tema relevante, importante apresentação dos conceitos e as categorizações para direcionar a temática de novos estudos. O que poderia ampliar na discussão os efeitos desses estudo no cenário nacional e quais as tendências para agrotech no mundo. Qual a vertente em outros países existente que poderiam articular novas perspectivas no cenário agro do Brasil. Parabéns pelo artigo.

Foto do Usuário Adriana Carvalho Pinto Vieira 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante atual para melhorar a competitividade do agronegócio daqui para frente. Estudo bem estruturado e com ótimas referencias.

Foto do Usuário Adilson Aparecido Lançoni 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito interessante para pesquisadores da área.

Foto do Usuário Melissa Watanabe 09-02-2021 09:50:35

Trabalho com temática bastante contemporânea.Minha dúvida ficou eu para qual direcionamento a temática apresenta maior possibilidade de encaminhar? Há um direcionamento mais forte?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.