O ENSINO SUPERIOR NO PARAGUAI E OS RANKINGS DE CLASSIFICAÇÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Globalização e Internacionalização de Empresas

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Elisiane Alves Fernandes , Diego Hernán Fleitas Recalde

ABSTRACT
As instituições de ensino superior do Paraguai não figuram nos rankings de classificação mundial de universidades, sendo esse um assunto de extrema importância para a qualidade da educação no país. Analisando os critérios de classificação utilizados nos rankings foi possível avaliar a possibilidade de transformar essa realidade. Para isso conhecer a História do Ensino Superior, o Ensino Superior na América Latina, o Ensino Superior no Paraguai, a Qualidade do Ensino Superior e os Rankings de Classificação no Ensino Superior foi essencial para recomendar ações para que as universidades paraguaias passem a ser citadas nesses rankings.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fátima De Maria Pestana Dantas 09-02-2021 12:50:35

Boa explanação dos fatos, estrutura coerente e leitura dinâmica... Sugestão de pesquisa: estendê-la para os demais países pertencentes ao Mercosul, elaborando assim um acervo próprio sobre a área temática "Globalização e Internacionalização". Quais são os acordos firmados entre Paraguai e Brasil no que tange a educação a nível superior?

Foto do Usuário Glaucia Grellmann 09-02-2021 12:50:35

Assunto relevante para a área do ensino e conscientização para melhoria no nível educacional. Contudo, recomenda-se um aprofundamento sobre a seguinte questão empírica: Como o Paraguai está trabalhando para atingir os rankings internacionais? Há alguma ação sendo desenvolvida especificamente para isso? Seria interessante um estudo empírico na UNA ou outras universidades, a fim de conhecer como cada uma trabalha para melhorar o seu nível de ensino-pesquisa-extensão, por exemplo.

Foto do Usuário Luiz Wagner Miqueletti Junior 09-02-2021 12:50:35

Trazer à baia da discussão esse país membro do Mercosul tem sua extrema relevância já que o fomento acadêmico tende a repercutir efeitos sociais à todos os participantes. É de relevância indicar quais são as contingências em andamento para emparelhar as universidades paraguaias às vizinhas.

Uma ótima escolha para pesquisa, visto que, muitos discentes brasileiros buscam, na atualidade, uma graduação nos países como um diferencial curricular, sendo que, muitas vezes, a qualidade do ensino superior brasileiro se apresenta com maior qualidade do que em outros países. Seria interessante apenas aprofundar a pesquisa em relação aos fatores que colocam o ensino superior paraguaio em uma baixa colocação no ranking de classificação.