LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA: O USO DA NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Acessos neste artigo: 324


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana

ABSTRACT
A Leishmaniose é uma patologia que pode ser classificada como tegumentar ou visceral. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença não contagiosa, transmitida através do mosquito palha, e é causada por protozoários do tipo Leishmania. Devemos destacar os altos índices de acometimento da LTA, sendo considerado um problema de saúde pública. Dessa forma, é de suma importância à realização da notificação da leishmaniose tegumentar para melhor controle dos casos e das ações de saúde, uma vez que a LTA faz parte da lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde, regido pela portaria 204, 17 de Fevereiro de 2016. A notificação compulsória é necessária para alimentar o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Para a construção deste trabalho foi definido objetivo geral e objetivos específicos, sendo que o objetivo geral corresponde em: Apresentar aos profissionais de saúde sobre a notificação compulsória de Leishmaniose Tegumentar Americana e os específicos são eles: Compreender sobre a Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA); discutir sobre as consequências da Leishmaniose Tegumentar Americana e descrever a funcionalidade da notificação compulsória de Leishmaniose Tegumentar Americana e para alcançar tais objetivos foi escolhido como metodologia a revisão de literatura. Dessa forma, faz-se necessário que os profissionais conheçam a leishmaniose tegumentar, como ela se desenvolve, diagnóstico e tratamento e também dominem o preenchimento da notificação compulsória e mantenham o SINAN alimentado facilitando o acompanhamento da LTA e desenvolvimento de ações, melhorando a assistência e a qualidade da saúde da população em geral.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dara Romanha Hofmann 09-02-2021 09:50:35

Tema muito importante para a saúde pública, a falta de dados fidedignos causados pela falta de conhecimento sobre a doença geram subnotificações.

Foto do Usuário Nayla Rochele Nogueira De Andrade 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores, o texto apresenta de fato um tema com uma imensa importância para a atualidade, e profissionais de saúde. sobre a importância da notificação compulsória.

Foto do Usuário Ingrid Ney Kramer De Mello 09-02-2021 09:50:35

Artigo atual e de relavância para a saúde publica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.