A TEORIA DO JOB TO BE DONE NO PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS PEQUENAS EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Acessos neste artigo: 4


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Mariana Rodrigues Martins , Kelly Cristina De Lira Lixandrão

ABSTRACT
Em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a inovação se configura como um fator essencial para o desenvolvimento socioeconômico das empresas e das regiões em que elas estão inseridas. O objetivo deste estudo é verificar as principais características, dificuldades e resultados envolvendo a aplicação da teoria do Job to be done na implantação da inovação em micro e pequenas empresas da região sul da cidade de São Paulo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa semiestruturada baseada na ferramenta Radar da Inovação. Para efeito comparativo de evolução, a mesma foi aplicada em três tempos distintos: radar zero (R0), que corresponde ao grau de inovação da empresa no momento de adesão ao programa ALI, radar um (R1) grau no meio do programa e radar dois (R2), grau de inovação alcançado após a participação em um ciclo completo do programa. Foi aplicado em uma amostra de 11 micro e pequenas empresas do município. O estudo foi aplicado a partir da metodologia do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) implantado pelo Sebrae, juntamente ao CNPq e é qualitativa. O Job to be done faz parte de uma das fases do programa e procura trazer a inovação a partir da descoberta do progresso que o cliente procura ao adquirir um produto ou serviço da empresa, agregando valor, melhorando a experiência do cliente e aumentando a lucratividade da empresa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

''Diante do parágrafo: ''''Observou-se que ao interagir com o cliente, os empresários captam uma visão mais realista de sua própria empresa e consegue inovar de maneira mais assertiva, rápida e agradável ao cliente. Nas empresas estudadas, todas inovaram da maneira viável economicamente a elas, geraram lucro e agregaram valor à vida dos clientes. Portanto, ao implementar inovação na empresa, é necessário se atentar à experiência do cliente, ao progresso que ele busca quando contrata um produto a fim de realizar um serviço. '''' [pg 10]. Como os autores entendem que novas pesquisas possam ser executadas nesse sentido? ; Essa proposição apareceu diante dos resultados da presente pesquisa ou já vinham sido acompanhados em outros trabalhos que os autores utilizaram por base?'' Qual conselho gerencial os autores dariam aos entrevistados na pesquisa? Fiquei interessado em saber, ao ler as indicações de ''ouvir o cliente'', nas considerações finais.

Foto do Usuário Débora De Queiroz Pereira Jenné 09-02-2021 12:50:35

Tema muito relevante, atual e necessário para desenvolver inovação dentro das pequenas e médias empresas. A descoberta do job do be done dentro das organizações é de suma importância para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas neste mercado super competitivo.

Foto do Usuário Tatyane Sales De Araújo Batista 09-02-2021 12:50:35

Abordagem e adequação ao tema escolhido. Considerando o contexto de negócios e transformação digital valeria em um trabalho futuro adotar uma análise comparativa setorial ou com capacidade de abranger outras regiões da cidade selecionada.

Foto do Usuário Ronald Filho 09-02-2021 12:50:35

O tema é atual, bem colocado e o artigo recebe diferentes informações que se completam ao longo do texto. Parabéns

Foto do Usuário Eliandro Pires Guimarães 09-02-2021 12:50:35

Texto muito interessante, análise dos dados interessantes, fontes relevantes. Muito bom.

Foto do Usuário Julia Mitie Shiroma 09-02-2021 12:50:35

Tema relevante, o texto foi bem bem desenvolvido e as fontes foram adequadas. A única dúvida para a autora seria, quais temas para futuras pesquisas você indicaria?