O processo de aquisições de bens de consumo em uma construtora de médio porte: um levamento de dados entre o planejado e o realizado

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 267


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leonardo Caixeta De Castro Maia , Carolina Monteiro Barbosa , Cristiano Henrique Antonelli Da Veiga

ABSTRACT
A construção civil vem tratando seus empreendimentos como projetos. Nesse sentido, o setor de aquisições tem como objetivo fornecer aos empreendimentos os insumos necessários para a sua execução, garantindo a entrega no prazo, atendendo ao cronograma apresentado aos clientes, enviando a correta descrição do item ao fornecedor idôneo que atenda ao custo planejado. Nesse contexto, esse trabalho estudou o método de aquisições em uma construtora de médio porte no ano de 2019. Portanto, trata-se de um estudo único, limitando-se à análise dos dados obtidos na empresa e também por meio de entrevistas. Assim, realizou-se a coleta dos dados, por meio das planilhas de controle elaboradas, extraídas pelo sistema proprietário, analisando-se os seguintes indicadores: i) situação de pedidos Emergencial ou normal; ii) Intervalo de  tempo de aprovação dos pedidos; i) Intervalo de tempo de realização de compra e envio da ordem de compra ao fornecedor; e iv) Prazo de entrega do material. Esta pesquisa possibilitou identificar falhas no processo realizado por anos, fato que gerou muitos custos extras e inviabilizou outros projetos. Pode-se concluir que a gestão dos processos e padronização de setores traz uma economia factível para os projetos. Destarte, é a diferença entre as empresas que estão conseguindo se colocar no mercado e as que estão saindo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jéferson Deleon Fávero 09-02-2021 09:50:35

A construção civil apresenta-se (apesar do momento) um setor que demanda pesquisa e inovação. Ou seja, a temática é interessante. Sugere-se que seja revisitada as formatações da ABNT, como por exemplo, tabelas, imagens e etc.

O tema abordado pelo estudo é muito interessante e traz importantes reflexões. O artigo está bem escrito e promove uma leitura prazerosa. Qual a contribuição da pesquisa para a empresa estudada?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.