PSICOLOGIA POSITIVA: uma revisão sistemática sobre estratégias de cultivo da saúde mental em tempos de isolamento social

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Participação Cívica em saúde

Acessos neste artigo: 258


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thayanne Branches Pereira , Matheus De Sousa Bemerguy , Ândrya Maria Miranda Cunha

ABSTRACT
Nos tempos atuais de pandemia e isolamento social, múltiplos adoecimentos psicológicos podem surgir como resultado do medo e ansiedade. A partir disso, este trabalho consiste em uma pesquisa descritiva e exploratória, o qual visou mediante a análise de 13 artigos inclusos por uma revisão sistemática de literatura, com o objetivo de identificar métodos de auxílio da psicologia positiva em tempos de isolamento social, abordagem essa escolhida devido seu objetivo mor de promover o bem estar. Em tal intuito foram apontados os principais adoecimentos possíveis em meio à solidão como ansiedade, depressão, vazio e ideações suicidas. Tais quadros foram seguidos conciliados com conceitos e métodos da psicologia positiva referentes a prevenção e a minimização como exercícios físicos, busca de relações positivas e engajamento com tarefas de trabalho e familiares. Dessa forma, concluiu-se que a psicologia positiva é uma válida abordagem para o acolhimento e alívio das angústias enfrentadas durante a pandemia. 
Palavras chave: Psicologia Positiva. Solidão. Acolhimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Tema relevante para a sociedade; artigo bem apresentado e uma discussão coerente com o objetivo.

Tema excelente, construção do artigo muito bem elaborada, repleta de coesão, parabéns!

Foto do Usuário Regina Célia Canel 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante e inovador, com ótimo levantamento de referencias. Como pretendem dar continuidade a esse trabalho? Sugiro um aprofundamento e sistematização teórico-metodológica, numa primeira etapa, com base no amplo levantamento realizado. Numa etapa seguinte, a aplicação dos resultados da pesquisa em intervenções, com diferentes faixas etárias, contextos, etc. P. ex., com a própria comunidade universitária.

Tema atual, bem escrito. Metodologia bem descrita e pertinente ao estudo proposto. Resultados coerentes com a literatura. Parabéns pela contribuição.

Foto do Usuário Lucicleia Barreto Queiroz 09-02-2021 09:50:35

Tema atual com relevante contribuição para o momento.

Foto do Usuário Eloisa Lopes Soares Lima 09-02-2021 09:50:35

Poderiam ter explorado mais empiricamente os propósitos do estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.