Análise Bibliométrica: Uma rápida discussão sobre Greenwashing

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 279


Certificado de publicação:
Certificado de Esdras Da Silva Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Esdras Da Silva Costa , Miria Silva Rodrigues Da Costa , Andrea Mendes Dos Santos , Moabe Sigolo Dionizio

ABSTRACT
O artigo possui como objetivo realizar uma análise bibliométrica sobre a temática greenwashing (lavagem verde) entre os anos de 2015 e 2020. A pesquisa possui abordagem qualitativa e o tipo de pesquisa esta classificada como descritiva, proporcionando maiores esclarecimentos sobre o estado da arte frente ao tema por meio da bibliometria, sendo utilizada como instrumento metodológico. Enquanto resultados a pesquisa contribui proporcionado um conjunto de novos artigos publicados sobre greenwashing em periódicos e eventos científicos, assim como, também é possível evidenciar novas discussões e maiores compreensões sobre a temática em questão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Tais Pasquotto Andreoli 09-02-2021 09:50:35

Ótimo artigo, com temática super pertinente. Desacredito que não fui convidada para participar, tampouco referenciada no trabalho!!! Seria interessante levantar eventuais lacunas de pesquisa, visto que a análise bibliométrica se preocupa em não só mapear, mas consolidar a literatura investigada, indicando caminhos futuros. A escolha do período de análise poderia ser justificada por artigo prévio com período anterior. Traíra, mas parabéns!

Foto do Usuário Tamires Silva Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Temática interessante e inovadora abordada pelos autores! Algumas sugestões que podem contribuir com o trabalho: Referente ao uso do termo “estado da arte” presente no resumo seria pertinente repensar a sua utilização, pois dá a entender ao leitor que representa todo o período de publicações sobre greenwashing, no entanto a análise efetuada no artigo compreende um período específico de tempo: 2015 a 2020. Nesse sentido, também seria pertinente apresentar os critérios para a definição do período de tempo e clarificar os critérios utilizados para a definição dos periódicos e revistas analisados no artigo. A realização de um estudo bibliométrico de um tema recente na literatura como greenwashing, realmente agrega valor à literatura, por proporcionar um panorama geral esse escopo de pesquisa. Parabéns!

Foto do Usuário Arthur William Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema muito relevante, resultados interessantes. O artigo merece ser apresentado e discutido. Entretanto, ante de envio a revista, necessário verificar diversas fragilidades. Porque o período de 2015 a 2020? Quais revistas ou eventos foram consideradas na busca de artigos? Sem essa informação fica difícil creditar os resultados alcançados. Seria importante, ao final das análises, inserir uma discussão sobre temas emergentes dentro da temática principal. Seria importante apresentar e discutir os autores e subtemáticas mais relevantes, com base na cadeia de citação e cocitação dos artigos. A análise dos métodos de pesquisa utilizados pelos autores, é algo muito interessante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.