AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA EXPERIÊNCIA DE GESTÃO COLABORATIVA DO INSS NO SEGURO DEFESO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 328


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Henrique Alonso De Andrade

ABSTRACT
De forma a contornar as restrições que enfrenta na concessão do Seguro Defeso, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou uma política de gestão colaborativa, por meio de parcerias com as entidades representativas dos pescadores artesanais. O presente artigo verifica a hipótese de que a política adotada pode ser capaz de promover ganhos de desempenho sob as dimensões de Efetividade e Equidade, na perspectiva do próprio pescador, na região do litoral sul da Bahia. É empregado o método de Diferenças-em-diferenças, comparando indicadores entre os pescadores atendidos de forma convencional e aqueles objetos da intervenção, durante os períodos de defeso do camarão no Nordeste em 2015 e 2016. Os resultados são complementados com informações levantadas em entrevistas com gestores do INSS e representantes dos pescadores. São verificados ganhos significativos de desempenho, mas apontadas restrições de natureza qualitativa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Selma Maria Da Silva Andrade 09-02-2021 09:50:35

Envei avaliação incorreta para este artigo e não sei como excluir

Foto do Usuário Roger Dos Santos Rosa 09-02-2021 09:50:35

O autor apresenta excelente revisão bibliográfica, muito bem articulada com o tema em estudo. Como sugestão, considerar a introdução de outras variáveis no modelo para contribuir com a explicação para o impacto sobre a efetividade visto que o R2 situou-se em apenas 35%. Nesse sentido, que outras variáveis, ao menos idealmente, poderiam ser agregadas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.