VANTAGEM COMPETITIVA: APLICAÇÃO DA MATRIZ IMPORTÂNCIA X DESEMPENHO NA ANÁLISE DE MERCADO DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA DE PEQUENO PORTE

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 254


Certificado de publicação:
Certificado de Taís Elisa Giacomet

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paula Patricia Ganzer , Taís Elisa Giacomet , Dieter Brackmann Goldmeyer , Rodrigo Dullius

ABSTRACT
Com o processo de abertura mercadológica, iniciado na década de 90, empresas foram concebidas e as barreiras comerciais geográficas foram praticamente extintas. A concorrência tomou proporções exponenciais. A ameaça de novos entrantes e a atual conjuntura econômica requer uma visão sistêmica da organização, por parte dos gestores. A falta de habilidades gerenciais, identificadas principalmente em empresas de pequeno porte, tornou-se fator limitante ao sucesso do empreendimento. Visando subsidiar a gestão de uma indústria metalúrgica de pequeno porte, localizada no Município de Caxias do Sul – RS, este estudo de caso buscou avaliar o posicionamento de seus critérios competitivos, utilizando a matriz importância x desempenho, desenvolvida por Nigel Slack. Os resultados apontaram a necessidade de elevação de desempenho, principalmente nos critérios relativos ao atendimento às especificações do projeto dentro dos prazos contratados, ao comprometimento da equipe técnica na solução de possíveis imprevistos e à agilidade na confecção de orçamentos e disponibilidade de recursos para início da execução do projeto. O estudo apontou ainda que os critérios referentes à estrutura da empresa, organização dos processos e certificações, apresentação, durabilidade e acabamento do produto final, possibilidade de ajustes nos prazos de entrega e preço do produto final não necessitam de ações corretivas urgentes em relação ao desempenho verificado. Quanto ao critério relativo à flexibilidade nos prazos e formas de pagamento, a pesquisa sugeriu monitoramento, uma vez que é aconselhável que se mantenha o desempenho atingido.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Abel De Andrade Baptista 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pela realização artigo, muito interessante, espero que continuem escrevendo

Foto do Usuário Wendell De Moura Domingos 09-02-2021 09:50:35

Artigo muito bem escrito, tema relevante e fundamentação atual. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.