ATRAÇÃO E SELEÇÃO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM UMA ORGANIZAÇÃO CERTIFICADA PELA ISO 9001

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 2


Certificado de participação:
Certificado de Juliana dos Anjos Silva Abreu

AUTORIA

Juarez Jonas Thives Junior , Cátia Regina França De Sousa Gaião E Silva , Reinaldo Faissal , Juliana Dos Anjos Silva Abreu , Diego Dos Santos Candido , Flávia Simone Monteiro Vasques

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo abordar os processos de Atração e Seleção (A&S) e de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) e como estes agregam valor aos objetivos de qualidade de uma empresa certificada pela ISO 9001 a partir do problema da pesquisa que busca compreender de que maneira esses subprocessos de Recursos Humanos (RH) poderiam contribuir para uma empresa com a certificação ISO, através de análises observadas pelo grupo em conformidade às questões teóricas. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, para a coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo e uma entrevista com a responsável pela área de RH da empresa. Os resultados contextualizam a realidade organizacional observada nos subprocessos de A&S e T&D. Conclui-se que para a empresa atingir objetivos de qualidade também é importante investir na Gestão de Pessoas atraindo e treinando pessoas para obter resultados e se desenvolver, tudo em conformidade com os procedimentos da ISO alinhada a sustentabilidade organizacional e a indicação de um programa 5S para controle dos processos.

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Rosana Augusto Chagas 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem elaborado, um pouco longo, o que pode ser cansativo ao leitor por apresentar abordagens de múltiplas sub áreas vinculadas a Gestão de Pessoas e uma citação longa da ISO.

Foto do Usuário Paulo Pinto Da Costa Da Luz 09-02-2021 12:50:35

O tema e a discussão são muito relevantes, e apontam para as questões da terceirização, sobretudo, nas áreas de RH. Como "terceirizar" não é "repassar" para ou "outros" o que se faz, aparecem claramente os vícios de terceirização, nessas áreas tão importantes, como : seleção, treinamento e desenvolvimento. Parabéns aos integrantes do projeto. Aponto como contribuição que seja evidenciado nas conclusão que este deve ser um papel coordenado pelo RH, e que suas dimensões sejam sempre realizadas, se possível, em Comissões de seleção Mistas (incluindo o Gerente/Cliente) e que sejam persseguidas as avaliações de eficácia dos treinamentos, ponto frágil nas certificações da ISO 9001.

Foto do Usuário Claudio Burlas De Moura 09-02-2021 12:50:35

Artigo bem desenvolvido, abordando importantes processos da Gestão com Pessoas. Interessantes análises e conclusão, contribuindo para o aprimoramento da temática enfocada.

Essa temática me atrai muito e o trabalho foi muito bem conduzido. Parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido. Trata-se de um artigo relevante e que atende ao esperado para publicação.