MERCADO FINANCEIRO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DO ROMPIMENTO DAS BARRAGENS DE MARIANA E BRUMADINHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Acessos neste artigo: 232


Certificado de publicação:
Certificado de Adélia Marina De Campos Cursino
Certificado de Adélia Marina De Campos Cursino

Certificado de participação:
Certificado de Adélia Marina De Campos Cursino

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adélia Marina De Campos Cursino , Liliane Silva Ferreira Dutra

ABSTRACT
A mineração marca o desenvolvimento econômico brasileiro, uma vez que representa uma das principais atividades econômicas do país, pois fornece insumos que são indispensáveis para manutenção do nível de vida e avanço da sociedade. Em contrapartida os trágicos acidentes marcam negativamente a trajetória da mineração. Nos últimos quatro anos ocorreram acidentes de grande impacto em minas controladas pela Cia. Vale em Minas Gerais. Este trabalho se propõe a analisar como o mercado financeiro se comporta diante de um evento trágico, visto aos desastres ambientais ocorridos em Mariana e Brumadinho. 

Palavra-chave: Mercado financeiro. Ações. Mineração.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rodrigo Abbade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Na introdução, o artigo dá muita ênfase na descrição das tragédias. Poderia suprimir isso e fala apenas o nome tragédia. Depois, focar mais na importância geral e particular do seu trabalho. Não está claro qual quais ações serão analisadas. Os objetivos não estão alinhados com a metodologia e seus resultados. A hipótese de eficiência do mercado é comentada somente na conclusão sem ser explorada nos resultados. A metodologia está com algumas lacunas, como não falar sobre dividend yield e valor de mercado, bem como faz uso de fontes não cientificas como ADVFN. Ainda, na metodologia falta delimitar melhor os períodos dos eventos estudados e falar sobre qual periodicidade ou frequência dos dados foram adotadas. Por fim, faltou falar sobre as limitações do seu trabalho e sugestões para estudos futuros na conclusão.

Foto do Usuário Jordana Peres Veiga 09-02-2021 09:50:35

O artigo possui tema interessante e relevante. O autor não apresentou resumo. O título precisa ser reformulado (o estudo analisou qual tipo de impacto do rompimento das barragens?). Além disso, o título do texto sugere que a pesquisa inclui os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho, o que não condiz com o conteúdo da pesquisa, visto que só foi avaliado o impacto do rompimento da barragem de Mariana até o momento que acontece o rompimento de Brumadinho (e não os impactos desse último desastre). O objetivo geral também não está de acordo com a análise dos resultados. Conclusão faltou as limitações da pesquisa e as sugestões de pesquisas futuras.

Foto do Usuário Thaiz Lise 09-02-2021 09:50:35

O artigo não apresenta a estrutura que necessita. O tema precisa ser mudado, pois não interage com o objetivo do artigo.

Foto do Usuário Daiane Ferreira Arantes Beraldo 09-02-2021 09:50:35

O artigo está muito bom e todos os tópicos bem abordados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.