Importância das práticas na atenção primária de saúde para estudantes de medicina

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Acessos neste artigo: 258


Certificado de publicação:
Certificado de Daniel Sossai Altoé
Certificado de Ana Carolina Rios Rodrigues
Certificado de Guilherme Subtil Cardoso

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bárbara Araújo Cristelo De Moraes , Daniel Sossai Altoé , Ana Carolina Rios Rodrigues , Bianca Mansur Nonato , Guilherme Subtil Cardoso , Izabela Corona Sena , Joyce Rocha Atayde , Vanézia Gonçalvez Da Silva

ABSTRACT
Introdução: A partir do conhecimento de que o processo saúde-doença abrange diversos fatores sociais, as diretrizes curriculares do curso de Medicina regimentaram a inserção precoce do estudante à realidade do cotidiano dos usuários do serviço de saúde pública, com o intuito de proporcioná-los vivências cruciais para uma formação mais humanística e mais condizentes as demandas do Sistema Único de Saúde. Situação Problema: A UBS está inserida em um território com diversas mazelas sociais e, como estudantes de Medicina, a prática da Educação em Saúde foi a escolha de atividade mais eficiente para promover mudanças positivas na vida dos habitantes. Justificativa: Como a região de Favalessa possui altos índices de gravidez na adolescência e de violência, assim como de diabéticos e hipertensos, necessita-se de intervenções relacionadas à sexualidade, à cultura de paz e à saúde alimentar. Objetivos: Promover ações de Educação em Saúde para as crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alvimar Silva. Metodologia: Iremos por meio de vídeos, slides, cartilhas e rodas de conversas concretizar o objetivo. Resultados esperados: As atividades ajudarão no desenvolvimento escolar e no convívio social, a partir da conscientização sobre dieta equilibrada, bullying, respeito aos mais velhos, às autoridades, as diversidades, a perspectiva de vida e a educação sexual.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Miguel Arcangelo Serpa 09-02-2021 09:50:35

Tema importante, valoriza a inserção do estudante na comunidade (atenção primária)

Foto do Usuário Rosiane Rodrigues De Almeida 09-02-2021 09:50:35

Trabalho de grande importancia para ser explorado com graduandos da área de saúde, porém poderia ser melhor aprofundado. Tema super pertinente, faltou fechar mais o leque e aprodundar nele.

Foto do Usuário Rafaela Gomes Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Proposta muito interessante e bem descrita. Apresenta uma leitura acessível e é relevante.

Foto do Usuário Alexandre Jose Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema desse trabalho é muito rico, porém a pronta do trabalho é repetitiva usando poucas atribuições de Metodologias Ativas utiliza metodologias tradicionais. Sugiro uma reflexão mais aprofundadas nas técnicas de metodologias e que as mesmas sejam utilizadas para uma melhor técnica empregada. Também pode ser usado um jogo muito utilizado como o MENTIMETER. Sugiro também uma revisão mais atual na literatura.

Estudo necessita de um olhar mais direcionado para as questões metodológicas e maior aprofundamento do tema.

Foto do Usuário Cheila Pires Raquel 09-02-2021 09:50:35

Sugiro o desenvolvimento de conceitos de Educomunicação e Literácia em Saúde.

Foto do Usuário Simone Stagini 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante e importante de ser abordado. Achei que falta mais detalhes sobre a metodologia usada. Qual o número de estudantes de medicina envolvidos no grupo, tipo de estudo? o objetivo geral seria a aprendizagem da incorporação do cuidado integral ao paciente desenvolvida pelos estudantes de medicina através de práticas realizadas na UBS e os objetivos específicos seriam a produção do material didático às crianças e promoção de reflexão e entendimento pelas crianças sobre dieta saudável,tipos de violência, sexualidade

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.