MISTÉRIOS DA GESTÃO PÚBLICA: GESTÃO ESTRATÉGICA – O CASO DE UMA AUTARQUIA FEDERAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 268


Certificado de participação:
Certificado de ASLEI ANDRADE DA SILVA

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aslei Andrade Da Silva

ABSTRACT
Desde que se começou a falar em Administração Gerencial no Brasil a Administração Pública tem buscado profissionalizar suas instituições. Um dos pontos diretamente relacionados é o recrutamento e seleção de servidores, que se dá por meio de concurso público, e nem sempre alcança o resultado desejado. Não obstante, o aspecto político inserido na escolha de CEO’s e respectivos assessores nas organizações públicas pode incorrer em elementos que dificultem ou impeçam ações técnicas de profissionalização de gestão. Conduzir a implementação de qualquer gestão em uma instituição pública pode ser extremamente desafiador se unirmos falta de experiência vivencial e/ou técnica dos atores da casa e, se isso for aliado a questões políticas oriundas de áreas próximas à alta gestão, a dificuldade pode ser ampliada. Durante a implantação da gestão estratégica em uma autarquia federal observou-se que as suposições mencionadas efetivamente podem ocorrer. Este artigo foi produzido baseado em fatos ocorridos no âmbito de uma organização pública do poder executivo durante a implementação de sua gestão estratégica. O objetivo é apresentar elementos factuais à comunidade técnica e acadêmica em torno de vieses para efetivação de uma ferramenta daquela natureza. O estudo de caso foi o método escolhido por ser o mais adequado para expor as questões que serão abordadas no decorrer da leitura e o resultado demonstrou que o responsável por coordenar esse tipo de projeto necessita ter perfil bem específico, que envolve elementos técnicos, políticos e multidisciplinares.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kelly Kercy Nogueira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante e apresenta objetivos claros e concisos.O artigo apresenta resultados coerentes. Leitura boa, sem erros ortográficos.

Foto do Usuário Lucilaine Pascuci 09-02-2021 09:50:35

O artigo aborda tema relevante, com destaque para a problemática abordada e a qualidade da escrita. Visando aprimoramento do artigo sugere-se que todas as escolhas metodologias sejam apresentadas num mesmo item. Sugere-se, ainda, que seja dado à apresentação dos resultados um caráter mais mais analítico, ao inves de descritivo das etapas e processos, integrando melhor com os conceitos teóricos abordados no referencial teórico. Todavia, destaco tratar-se de aprimoramentos, pois com ajustes pontuais, estudo abordando tal problemática poderia ser muito competitivo pra publicação. Neste caso, sugere-se a possibilidade de consideração de conceitos relacionados a complexidade organizacional (dentre eles, a autonomia dos agentes, a não linearidade entre decisões e acoes, as redes de interações, o aprendizado, capacidade de adaptação, entre outros) como muito contributivos para ajudar a explicar os desafios da gestao estratégia em organizações desta natureza, assim como apresentar proposições de nestes processos. Parabéns aos autores. QUESTIONAMENTO: Em que extensão as características de modelos de gestão estratégica, como advindos do mercado (como o planejamento estratégico), são apropriados às especificidades da gestão publica?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.