ADMINISTRAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL COMO MECANISMO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 300


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nadine Victor Batista , Gisele Victor Batista

ABSTRACT
A sustentabilidade tem sido usada como capacidade de manter e demonstrar, positivamente, um desempenho nas esferas econômica, social e ambiental ao longo do tempo. Muitas empresas que vislumbram nela uma oportunidade estratégica, estão transformando este conceito em competência operacional corporativa, com ganhos intangíveis, como, por exemplo, reputação e compartilhamento de experiências na comunidade empresarial e reorganização da gestão corporativa com importantes consequências ao mercado acionário. Neste contexto, este trabalho visou apresentar o conceito de administração ambiental e demonstrar como o tema tornou-se um mecanismo estratégico para alavancagem de empresas e negócios. Os resultados mostraram que as empresas têm se voltado à gestão ambiental sustentável, utilizando os instrumentos disponíveis no mercado para atender às estratégias, obter vantagem competitiva e aumentar seus resultados econômicos, e melhorar seu sistema de gestão. O futuro competitivo da empresa depende, dentre outros aspectos, de sua política sustentabilidade, utilizando de forma responsável os recursos de sua atividade, ao mesmo tempo que cria valor para os grupos, direta e indiretamente, relacionados com a organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Antonio Carlos Franco 09-02-2021 09:50:35

Acesso ao material de pesquisa indisponível. Interessante verificar com a comissão organizadora.

Foto do Usuário Cristiano Corrêa 09-02-2021 09:50:35

O arquivo em PDF ao ser acionado não abre o artigo, tornando a avaliação impossível.

os autores apresentam uma conclusão, ainda na seção de apresentação dos resultados: ''Com isso, conclui-se que as empresas têm se voltado à gestão ambiental sustentável, utilizando os instrumentos disponíveis no mercado, para atender às estratégias [...]'' Talvez seja necessário clarear o entendimento do conceito ''estratégia'', uma vez que, como meio, no estudo é abordado como fim. Equívocos desta natureza podem comprometer a confiabilidade dos resultados do trabalho.

Foto do Usuário Giovana Pavarina 09-02-2021 09:50:35

O artigo foi desenvolvido de maneira clara e objetiva, e por se tratar de um resumo expandido a escrita desta maneira é de extrema importância. O texto apresenta um erro de digitação logo de início, no título ''admnistração''. Como questionamento: O tema ''sustentabilidade como mecanismo estratégico'' possui um acervo vasto de contribuição científica, assim qual será/é o diferencial do artigo apresentado, em relação à abordagem e desenvolvimento do mesmo? Seria interessante aos autores durante ao desenvolvimento do artigo incluir exemplos de casos de empresas que utilizam ações de sustentabilidade como estratégia diferencial no mercado, trazendo ainda, os benefícios ao meio ambiente e sociedade, ao utilizar-se destas estratégias.

Foto do Usuário Lara Barboza Canezin 09-02-2021 09:50:35

É cada vez mais necessário uma administração voltada para estratégia ambiental, portanto o tema do artigo é bastante relevante e propício à atualidade, as empresas devem estar atentas a esse fator, buscar novas formas de abordagem de gerenciar seus negócios visando ao desenvolvimento de estratégias ambientais. Portanto, a questão é descobrir as melhores estratégias para gerenciar essas empresas que possam contribuir para ambos os lados?

Foto do Usuário Vanessa Rodrigues Colares 09-02-2021 09:50:35

Um excelente tema. Minha sugestão seria avaliar quais são essas estratégias utilizadas por essas empresas, por mais que se digam sustentáveis nem sempre são. Qual a credibilidade que uma empresa passa por só se dizer sustentável?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.