QUALIDADE DE SEMENTES DE TOMATE EM FUNÇÃO DO ESTÁDIO DE MATURAÇÃO E ARMAZENAMENTO DOS FRUTOS PRODUZIDOS EM SISTEMA ORGÂNICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 243


Certificado de publicação:
Certificado de Júlia Pedroso Dias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luana De Carvalho Catelan , Luana De Souza Marinke , Marinara Ferneda Ventorim , Danilo Pezzoto De Lima , Juliano Tadeu Vilela De Resende , Ítala Menegon Castilho , Júlia Pedroso Dias , João Gabriel Mafra

ABSTRACT
O tomateiro é uma das hortaliças mais significativas cultivadas no Brasil, sendo a segunda principal no país.  O trabalho teve como objetivo verificar os efeitos do estádio de maturação e do período de armazenamento pós-colheita dos frutos de tomate, variedade PaiPai, grupo Saladete, sobre a qualidade das sementes. O trabalho foi conduzido no Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, Município de Londrina-PR, no laboratório de Fitotecnia. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x4, quatro estádios de maturação (breaker, pink, paled red e red) e quatro períodos de armazenamento pós-colheita dos frutos (0, 4, 8 e 12 dias) antes da extração das sementes. Estas foram colocadas para fermentar por dois dias a 25ºC, para retirada da mucilagem. Determinou-se o peso de sementes por fruto, primeira contagem de germinação e germinação final. As médias foram submetidas ao teste de Tukey, a 5% de probabilidade. As sementes extraídas sem armazenamento pós-colheita dos frutos, apresentaram elevada qualidade fisiológica. O armazenamento por 12 dias prejudicou a qualidade das sementes. Contudo, o potencial germinativo das sementes manteve-se aceitável durante o armazenamento dos frutos em 8 e 12 dias nos estádios Red e Paled Red, respectivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gabriel Danilo Shimizu 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante e tem mérito científico, sobretudo por abordar um tema bastante útil dentro da produção agrícola. Sugiro algumas correções, sobretudo a resolução gráfica, padronização e apresentação dos resultados. Além disso, alguns termos devem ser melhor adequados e as referências devem ser padronizadas. Gostaria de parabenizar os autores pelo trabalho.

Foto do Usuário Alessandro Bandeira Dalbianco 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem dados interessantes, muito pertinente para cada vez mais investirmos em pesquisas que possibilitem um aumento de produtividade. Em relação aos gráficos, ficou faltando uma melhor edição e aumentar o tamanho dos mesmos, para facilitar a melhor compreensão do leitor.

Foto do Usuário Joanata Marques Israel 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante, gostaria de parabenizar aos autores. Porém, faltou adicionar o resumo do trabalho, mas entendo que possivelmente, foi devido ao tamanho limite do artigo expandido. Também acredito que necessita melhorar a visualização dos gráficos.

Foto do Usuário Júlio César Altizani Júnior 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresentam relevância, sendo esta representada pela importância do tomate para o agronegócio e, como podem ser empregadas novas técnicas para o melhor aproveitamento das sementes. Contudo, faltou abordar aspectos relacionados à importância da qualidade das sementes no manejo da cultura. Deixo a ideia de dar andamento ao trabalho estudando outros métodos para acondicionamento dos frutos. Para os autores, quais aspectos devem ser observados na avaliação da qualidade de sementes ?

Foto do Usuário Lucas Kevin De Andrade Cruz 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, um tema bastante relevante. O artigo apresenta alguns erros na formação do texto e das referências bibliográficas, os gráficos poderiam estar com uma qualidade melhor e poderia ser acrescentado resultados de outros trabalhos para aprimorar a discussão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.