EFEITO DE SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DE Jacaranda decurrens subsp. Symmetrifoliolata (Bignoniaceae) (Farias & Proença) SOBRE AS FASES IMATURAS DE Plutella x

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 269


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Letícia Paula Dos Santos , Rosicléia Matias Da Silva , Claudemir Antonio Garcia Fioratti , Rosilda Mara Mussury , Nelson Luís De Campos Domingues

ABSTRACT
A obtenção de compostos químicos de plantas inseticidas, podem ser utilizados como matéria-prima para produção de diversos produtos naturais. Neste estudo, avaliamos o potencial inseticida de Jacaranda decurrens symmetrifoliolata (Farias & Proença) sobre as fases imaturas da Plutella xylostella (L., 1758) (Lepidoptera:  Plutellidae), que se trata de um inseto praga das brássicas, cujo controle tem se mostrado oneroso. A J. decurrens foi submetidA à extração por 36 horas em repouso utilizando 1L do solvente dimetilsulfóxido. O fracionamento dos compostos químicos existentes no extrato bruto se deu por eluição gradiente da fase móvel, sendo utilizado respectivamente: hexano (3 L), a mistura hexano e acetato de etíla (7:3 3 L), hexano e acetato de etíla (1:1 3 L), hexano e acetato de etíla (3:7 3 L), acetato de etíla (3 L) e metanol (3 L). Os experimentos foram realizados em ambiente controlado, avaliando os parâmetros biológicos dos insetos expostos aos compostos. Não houve diferença significativa para os parâmetros biológicos duração larval e pupal. As alterações se deram quando avaliada a sobrevivência e a biomassa pupal, que obtiveram média consideravelmente menores do que as do tratamento controle.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Dalila Da Costa Gonçalves 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bom e atual, diante de um cenário cada vez mais crítico para os inseticidas químicos sintéticos. Uma sugestão é a utilização do oleo essencial do Jacaranda sobre os insetos. Os óleos essenciais são mais voláteis e mais fortes, e já se encontra muitos resultados satisfatórios para seus efeitos inseticidas.

Foto do Usuário Cristiane De Lima Wesp 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem realizado, analisado e escrito.

Foto do Usuário Millena Ramos Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem escrito, resultados bem explanados e tema com relevância para a agricultura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.