Trichoderma spp. na promoção do crescimento inicial de girassol

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 3


Certificado de publicação:
Certificado de Otília Ricardo de Farias

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

José Manoel Ferreira De Lima Cruz , Otília Ricardo De Farias , Felipe Marinho Coutinho De Souza , João Henrique Barbosa Da Silva , Luiz Daniel Rodrigues Da Silva

ABSTRACT
Além da eficiência do gênero Trichoderma no controle de patógenos, esse microrganismo também é um importante promotor do crescimento vegetal. Desta forma, objetivou-se com este trabalho avaliar a influencia da inoculação de diferentes isolados de Trichoderma spp., na promoção do crescimento inicial do girassol. Os isolados de Trichoderma spp. utilizados no estudo foram: TCH01, TCH02, TCH03, TCH04, TCH05 e TCH06. Foram utilizadas sementes de girassol, cv. BRS 324, no qual foram inoculadas com suspensão de conídios (107 conídios/ml) do microrganismo por 5 minutos e semeadas. Avaliou-se o crescimento de parte aérea, comprimento de raiz, massa seca de parte aérea e massa seca de raiz e eficiência relativa. A inoculação com os isolados de Trichoderma spp., foi superior para as características de biomassa, mostrando o potencial como promotor de crescimento, com aumento acima de 54,4% em relação à testemunha.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Silas Mian Alves 09-02-2021 12:50:35

Trabalho muito relevante, visto que a urilização de microrganismos na agricultura é muito promissora. Algumas correções: Introdução: Na primeira linha do último parágrafo a palavra ''influência'' está sem acento circunflexo. MM: Segundo parágrafo não foi concluido. RD: Está escrito ''resultados de discussão'' ao invés de ''resultados e discussão''

Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 09-02-2021 12:50:35

Trabalho essencial ao desenvolvimento de pesquisa ecologica e sustentável ao produtor.

Foto do Usuário Andresa Pereira Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O presente trabalho analisado possui relevância e está bem escrito.

Foto do Usuário João Victor Da Silva Martins 09-02-2021 12:50:35

Trabalho bastante relevante e bem escrito, parabéns aos autores. Importantíssimo a utilização de microrganismo visando redução de produtos químicos.

Foto do Usuário Raquel Maria Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Boa tarde ao autor e coautores. Os trabalhos na área de sanidade de sementes está em crescimento sendo fundamental para estabelecimento medidas preventivas. O mercado demanda medidas ecologicamente sustentáveis e o uso de Trichorderma spp. teêm demonstrados promissores. Parabéns e continuem a pesquisa . Grande abraço virtual.

Foto do Usuário Daniela Da Silva Andrade 09-02-2021 12:50:35

Boa noite prezados. O trabalho aborda um temática atual. Os resultados estão bem apresentados e coerentes.

Foto do Usuário Lucas Kevin De Andrade Cruz 09-02-2021 12:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho, tema bastante relevante, contribuindo para redução do uso de defensivos. Alguns pequenos erros de ortografia porém bem escrito e fácil de entender.