MODELOS MATEMÁTICOS PARA A ESTIMATIVA DE ÁREA FOLIAR EM VIDEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 273


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Letícia Silva Pereira Basílio

ABSTRACT
Métodos de fácil execução, rápidos e não destrutivos, que possibilitem estimar a área foliar com precisão, são importantes para avaliar o crescimento das plantas nas condições de campo, bem como a estimativa de danos sanitários e a comparação de diferentes sistemas de condução. Para cada cultivar se faz necessária a estima de equações precisas. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo a determinação de modelos matemáticos para obtenção dos valores de área foliar de diferentes cultivares de Vitis labrusca. Realizou-se a amostragem aleatória de 150 folhas de diferentes tamanhos de cada cultivar, sendo mensurada em cada uma delas as medidas da nervura central (NC), a soma das nervuras laterais (N1+N2) e a soma das nervuras laterais e central (NC+N1+N2). Através de análises de regressão foi possível determinar o modelo matemático mais adequado para cada cultivar sendo que para a estimação da área foliar, recomenda-se que utilize os modelos quadráticos, podendo ser utilizado equações que relaciona o comprimento da nervura central da folha com a área foliar, bem como o comprimento da soma das nervuras laterais e da nervura central da folha com a área foliar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Lovisotto Batista Martins 09-02-2021 09:50:35

O trabalho trás uma temática muito interessante, ainda mais por se tratar de um método não destrutivo para análise da área foliar e assim poder estimar a produção. As referências não estão muito atuais.

Foto do Usuário Cristina Pandolfo 09-02-2021 09:50:35

O tema é interessante e o trabalho está bem estruturado. Creio que poderia melhorar as referências e na introdução, ressaltar o impacto de se ter informações de área foliar para os trabalhos de ecofisiologia. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Antonio Lino 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante pois utiliza um método não destrutivo para estimar a área das folhas. Não foi mostrada a metodologia para a obtenção da AFE. O termo ''precisão'' não é o mais adequado, e sim ''ajuste'' das equações. O R2 mede o ajuste das equações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.