Solubilização de fosfato de cálcio in vitro por Pochonia chlamydosporia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 234


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Luane Gomes , Manuella Costa Souza , Lisandra Lima Luz , Thyenny Gleysse Castro Silva , Arthur Batista Silva , Lillian França Borges Chagas

ABSTRACT
O fungo Pochonia chlamydosporia têm sido muito estudado quanto sua capacidade de promoção de crescimento vegetal e a solubilização de fosfato inorgânico é um dos mecanismos que confere esta capacidade aos microrganismos. O objetivo deste trabalho foi quantificar a solubilização de fosfato de cálcio por diferentes cepas de P. chlamydosporia em três tempos de cultivo. O experimento foi conduzido na Universidade Federal do Tocantins, campus de Gurupi e utilizou quatro cepas de P. chlamydosporia obtidas no banco de cepas do laboratório de Agromicrobiologia aplicada e Biotecnologia. As cepas foram cultivadas em meio NBRIP modificado ao longo de nove dias e as quantificações de fósforo (P) feitas a cada três dias seguindo o método colorimétrico de Strickland & Parsons (1965). A cepa UFT Pc04
apresentou a maior disponibilização de P (3,6 ppm) no terceiro dia de cultivo. Foi observada também a acidificação do meio e instabilidade na concentração de P ao longo do tempo, explicada pela cinética de liberação e assimilação do P pelo fungo, tal como a possível complexação do mineral no meio de cultura ao longo do tempo. O fungo P. chlamydosporia possui capacidade solubilizadora de fosfato de cálcio e o isolado UFT Pc04 apresentou a maior capacidade de solubilização de P.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Excelente pesquisa, bem estruturada, equilibrada em sua metodologia, bibliografia usada pertinente. Poderia conectar mais as conclusões.

Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho importante na temática de beneficar o produtor com o uso de microrganismos beneficos e com custo reduzido.

Foto do Usuário Ana Lucy Caproni 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem embasado, o objetivo está coerente com os resultados e tem grande importância no Campo científico e ecológico.

Foto do Usuário Clarisse Maximo Arpini Costa 09-02-2021 09:50:35

O trabalho muito bem escrito e com um tema de grande relevância

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.