UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA SIMULADOR DE VALA DE INFILTRAÇÃO COM RELAÇÃO À DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO (DBO) EM TRATAMENTO DE ESGOTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Biotecnologia e bioecologia

Acessos neste artigo: 239


Certificado de participação:
Certificado de ARISTON DA SILVA MELO JÚNIOR

Certificado de publicação:
Certificado de ARISTON DA SILVA MELO JÚNIOR

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ariston Da Silva Melo Júnior , Kleber Aristides Ribeiro

ABSTRACT
O mundo moderno cada vez mais exige que se realize um crescimento sustentável de modo a preservar o meio ambiente para as futuras gerações.
A manutenção das reservas de água é mais um desafio ao processo moderno de industrialização e geração de alimentos pela agricultura moderna. Frente as constantes pioras na qualidade de água, ocasionada pelo despejo irregular de esgoto sem tratamento, principalmente nos países mais pobres faz com que a engenharia e os centros de pesquisa estudem novas formas de tratamento de esgoto de modo a serem empregadas pela sociedade. Entre essas novas formas, têm-se desenvolvido os sistemas alternativos de tratamento de esgoto por vala de filtração.
As valas de filtração são uma ferramenta interessante, em que se usa a adoção de camadas de espessura granulométrica distinta, de modo que pelo processo de filtração e de adsorção ocorra à eliminação dos compostos químicos. A presente pesquisa utilizou um sistema de três valas de filtração desenvolvido no campo experimental da FEAGRI na UNICAMP para tratamento de esgoto bruto.
Durante cinco semanas foram colhidas amostras no sistema e analisado o padrão de demanda bioquímica de oxigênio. Pode-se constatar que o desempenho percentual na remoção da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) para cada vala de filtração foi distinto, variando conforme a espessura do meio suporte de areia adotado.
A vala de filtração com maior camada de areia (0,75 m) obteve uma remoção de DBO na ordem de 80%, enquanto as valas de menor espessura tiveram remoção de 55% (vala de 0,50 m de areia) e 25% para vala com 0,25 m de espessura de areia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fabio Miranda De Alencar 09-02-2021 09:50:35

Apesar de ser um trabalho interessante, o formato empregado não o caracteriza como um artigo cientifico ou resumo, além de esta fora das normas. Caso tenha interesse em publica-lo, primeiro apresente-o com caracteres científicos.

Foto do Usuário Ricardo Guilherme Kuentzer 09-02-2021 09:50:35

O presenta trabalho tem relevância com o tema, porém poderia dar uma ênfase com a proposta voltado para agronomia, não percebi ligações no corpo do texto. No entanto, pode ser aprovado para os manuscritos do CONVIBRA. Ressalva para a padronização sobre a submissão de trabalhos. PARA O AUTOR: O sistema de simulador de vala de infiltração, pode ser utilizado em espaços agrícolas industriais? existem algum sistema industrial sendo utilizado atualmente? SUGESTÃO: Colocar o nome ARISTON dos autores e filiação pertencente e a padronização do artigo.

trabalho bem conduzido com propostas claras. As referências poderiam conter alguns itens mais atualizados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.