EFEITOS DO EXTRATO AQUOSO DE TRADESCANTIA PALLIDA (COMMELINACEAE) SOBRE PLUTELLA XYLOSTELLA (LEPIDOPTERA:PLUTELLIDAE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 208


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Do Nascimento Rocha , Rosilda Mara Mussury Franco Silva

ABSTRACT
Uma das maneiras de diminuir a dependência ao uso de agrotóxicos é utilizar métodos alternativos de controle fitossanitário, especificamente com extratos vegetais, que vem sendo amplamente estudado e representa uma alternativa importante de controle de insetos-praga em pequenas áreas de cultivo, como as hortas, situação na qual a produção de extratos torna-se viável. A Tradescantia pallida (Rose) D.R. Hunt. Vc. Purpurea é uma planta da família Commelinacea, herbácea, com folhas lanceoladas e suculentas, nativa da América do Norte Central (México e Honduras), com possíveis utilizações como inseticidas devido sua coloração e ausência de estudos constatando sua herbivoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extrato aquoso de Tradescantia pallida aplicado sobre folhas de couve Brassica oleracea var. acephala cultivar Georgia, no desenvolvimento de P. xylostella, em condições de laboratório. Logo, os experimentos foram desenvolvidos à temperatura de 25 ± 1 ºC, UR de 70 ± 10% e fotofase de 14 horas. Casais de P. xylostella foram introduzidos nas gaiolas e mantidos por 24 horas para oviposição em discos tratados ou não sendo alimentados com solução de mel a 10%.Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que os extratos vegetais utilizados ocasiona efeitos promissores sobre o desenvolvimento de P. xylostella. Diante dessa perspectiva, estudos em condições de campo deverão ser realizados visando avaliar o efeito dos derivados botânicos na demografia e dinâmica populacional de P. xylostella e na proteção dos cultivos de brássicas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bom, apenas ficou com a formatação entre linhas com 1,5, onde deveria ser simples.

Foto do Usuário Andrey Martinez Rebelo 09-02-2021 09:50:35

Conclusão ou considerações finais poderiam valorizar ainda mais o trabalho. Parabéns.

Foto do Usuário Natanaelma Silva Da Costa 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pela condução do trabalho e sistematização dos dados. Avaliar e propor métodos alternativos de controle de insetos é sempre necessário no contexto agrícola em que vivemos. A partir disso os autores recomendam o uso do extrato testado nesse trabalho para controle de Plutella xylostella?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.