UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO RURAL NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 229


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Cesar Dos Reis Tinini , Djonathan Adamante , Alexandro Rustich , Otavio Eggea , André Alberton , Daniel Grando , Leandro Bauer

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a frequência de propriedades rurais da região oeste do Paraná com acesso a internet. Foram realizadas visitas em 16 propriedades rurais, nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Medianeira, Matelândia Serranópolis do Iguaçu e Itaipulândia. Posteriormente os dados foram tabulados e analisados com ajuda da planilha do Excel (Microsoft System®,2017). Desta forma, se contabilizou que das 16 propriedades visitadas 14 tinham internet na propriedade rural, apenas 2 não faziam o uso dessa tecnologia considerando que a Internet é uma ferramenta que facilita o fluxo de informações entre organizações e agricultores, além de possibilitar o acesso a informações globais as quais auxiliam na tomada de decisão e planejamento rural. Por fim, o acesso à internet tem sido uma ferramenta comum nas propriedades rurais analisadas neste estudo e é considerada uma ferramenta de auxílio no trabalho diário, beneficiando o crescimento do desenvolvimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lorena Santos Sousa 09-02-2021 09:50:35

A internet hoje em dia é uma facilitadora de comunicação, lembrando que existe apps para auxiliar o produtor, além dele poder pedir ajuda a profissionais, sendo então orientados via internet

Foto do Usuário Priscilla Guedes Gambale 09-02-2021 09:50:35

O artigo abrange uma problemática bem interessante sobre acesso a internet no ambiente rural. Mostra que de fato este recurso deve ser cada vez mais utilizado para desenvolvimento das atividades rurais. Bem elaborado. Como vocês veem este momento de pandemia para o desenvolvimentos destas tecnologias no campo, interfere em algo?

Foto do Usuário Sidinei Sacoman 09-02-2021 09:50:35

conectar a agricultura ao meio tecnológico se tornou inevitável, uma rápida resposta na solução de uma dificuldade ou recebimento de informações, proporciona bem estar a agricultura. o tema e o projeto abrangem uma região ainda bastante descoberta no campo tecnológico.

Foto do Usuário Bruno Marcos Nunes Cosmo 09-02-2021 09:50:35

Primeiro parabéns pelo trabalho, o estudo é relevante. Contudo, considerando que estavam disponíveis até 20 páginas para escrever os achados e elaborar a forma de apresentação dos resultados que os autores tiveram a campo, considerei que o trabalho poderia estar muito melhor, a introdução é muito curta, poderia estar muito mais fundamentada, os resultados apresentam citações e não discussão com a literatura e também são curtos. Considerando o tipo do estudo, poderia ter sido realizada uma introdução melhor fundamentada e até uma breve revisão sobre a internet no meio rural, a metodologia poderia apresentar as perguntas do questionário, os resultados podiam ter se valido de uma avaliação estatística, além de terem debate com outras fontes (não citação, mas comparação e discussão). Resumindo, o trabalho é relevante, porém poderia ter sido elaborado com uma estruturação, abordagem e abrangência muito superiores ao apresentado.

Foto do Usuário Raí Rebouças Cavalcante 09-02-2021 09:50:35

Achei a temática muito interessante, porém fui com muita sede ao pote. O tema do seu artigo tem grande potencial. Você poderia ter aplicado um pesquisa mais representativa, foram 16 propriedades em 5 municipios, quantas propriedades rurais existem nessa região? Quais foram as perguntas do questionário? poderia colocá-las em anexo no artigo. Esses detalhes enriquecem teu trabalho. Por fim, busca organizar uma metodologia detalhada sobre o tema, pois vejo bastante relevância.

Foto do Usuário Leticia Graziella Teixeira Nunes 09-02-2021 09:50:35

a tecnologia da informação é um tema extremamente atual, principalmente no desenvolvimento rural, uma vez que o mundo está vivendo uma transformação digital e a produtividade está cada vez mais atrelada a utilização desta tecnologia. Pergunta: da amostra 16 propriedades, 14 tinham internet e 2 não, foi indagado a causa de não haver? Como sugestão poderia ter realizado um comparativo com outras pesquisas, como TIC domícilios, Sebrae e outras.

Foto do Usuário Jaislânia De Jesus Nunes 09-02-2021 09:50:35

Achei o tema muito interessante, visto que a internet é algo essencial para que produtor rural possa usufruir dos benefícios de uso da tecnologia da informação aplicada ao campo. O assunto deveria ter sido mais explorado, tanto a metodologia quanto a discussão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.