PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO (BRS FC104) EM FUNÇÃO DA ÉPOCA DE ADUBAÇÃO NITROGENADA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 240


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mauricio Vicente Alves , Rafaela Gubert , Susiane Chiamulera Migliavacca , Jaqueline Gaio Spricigo , Gabriela Naibo , Gracieli Minozzo , Tiago Felipe Bes , Maiara Beatriz Zanoni2 , Cristiano Nunes Nesi

ABSTRACT
O nitrogênio é o nutriente consumido em maiores quantidades pela cultura do feijão, pois atua diretamente no crescimento das plantas, produz novas células e tecidos, e contribui no desenvolvimento radicular, além de atuar diretamente na fotossíntese.  O objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes do rendimento, teores nutricionais no grão e folha e a produtividade da variedade BRS FC104 em função de diferentes épocas de aplicação de nitrogênio. O experimento foi conduzido no Sistema de Plantio Direto. Os tratamentos foram constituídos por uma dosagem fixa de N, onde utilizamos nitrogênio na dosagem de 85 kg.ha-1 com base na análise de solo do local de semeadura, aplicados em cobertura nos dias 15, 25 e 35 após a semeadura do feijão, com mais um tratamento, testemunha, o qual não recebeu nitrogênio. Foram avaliados os teores de N P e K no grão e os componentes do rendimento, onde avaliou-se número de plantas por tratamento, número de vagens por planta, grãos por vagem, peso de mil grãos e rendimento.  Para análise estatística, os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do Software R e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. O N aplicado nos diferentes estádios da cultura influenciou nos componentes de rendimento de grãos, tendo sua máxima produtividade obtida aos 35 dias após o plantio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem feito e com contribuição para a área.

Foto do Usuário Luisa Natalia Parra Sierra 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem elaborado, relevante e de contribuição para a área da ciência do solo.

Foto do Usuário Felipe Jochims 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz resultados importantes sobre o momento correto de utilizar a adubação para evitar perdas e, ao mesmo tempo, maximizar o desemprenho da cultura.

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 09:50:35

O trabalho traz resultados importantes sobre o momento correto de utilizar a adubação para evitar perdas e, ao mesmo tempo, maximizar o desemprenho da cultura. Tipico em pesquisa agropecuária : dose x resposta. Muito bom.

Foto do Usuário Maria Cristina Canale 09-02-2021 09:50:35

O trabalho está bem escrito e mostra a o impacto da adubação nitrogenada sobre a produção de feijão.

Foto do Usuário Jefrejan Souza Rezende 09-02-2021 09:50:35

Pergunta: Os senhores acham que do ponto de vista estatístico, 12 parcelas experimentais são suficientes para dar um respaudo científico ao trabalho? Sugeriria o uso do teste de Tkey, pois é mais rigoroso. Usamos Scot Knott quando há muitos tratamentos, resolvendo problemas de ambiguidade No mais é um bom trabalho

Artigo trouxe um resultado interessante sobre época de aplicação do N e com uma linguagem técnica e de fácil compreensão.

Foto do Usuário Gabriela Naibo 09-02-2021 09:50:35

Assunto de extremo interesse para a sociedade científica da ciência do solo e da sociedade como um todo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.