AVEIA-BRANCA E AZEVÉM-ANUAL EM CULTIVO ESTREME OU CONSORCIADAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências animais / Zootecnia

Acessos neste artigo: 242


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ulisses De Arruda Córdova , Vanessa Ruiz Favaro , Maicon Gaissler Lorena Pinto , Simone Silmara Werner

ABSTRACT
No sul do Brasil, uma das principais limitações da atividade pecuária é a escassez de forragem entre outono e início do inverno. Objetivou-se avaliar o ciclo produtivo e desempenho de bovinos em pastagens de aveia-branca cv. Milton e azevém-anual cv. Winter Star em cultivo estreme ou consorciadas, em sistema rotacionado, por três anos consecutivos. Foram avaliadas as alturas do dossel forrageiro e a matéria seca disponível e residual, antes e após a entrada dos animais para calcular a produção de matéria seca total. Para determinação do desempenho foram utilizados seis novilhos mestiços. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado e os dados analisados com o programa estatístico R (5% de significância). As alturas do dossel forrageiro para entrada e saída dos animais em pastejo variaram entre os tratamentos, contudo ficaram dentro da recomendação técnica (27,7 cm para entrada e 11,7 cm para saída dos animais). O acúmulo de matéria seca foi inferior para aveia em cultivo estreme no terceiro ano de avaliação (P<0,05). Os tratamentos proporcionaram ganho de peso médio de 1,04 kg/animal/dia. Conclui-se que, para as cultivares avaliadas, tanto os cultivos estremes quanto consorciados apresentaram produtividades semelhantes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Bom trabalho, nos traz resultados e indicadores para planejamento dentro da propriedade rural.

Foto do Usuário Felipe Jochims 09-02-2021 09:50:35

A importância do trabalho é inegável tendo em vista os sistemas produtivos e sua influencia ao clima no sul do Brasil. Os resultados são bons, no entanto acredito que poderiam ser explorados de outra forma, omitindo alguns e explorando outros mais importantes. De qualquer modo, o trabalho traz informações importantes para os sistemas produtivos a pasto da região Sul.

Foto do Usuário Itiberê Saldanha Silva 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para área. Os resultados estão interessantes e bem apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.