Influência do pós-colheita no rendimento da extração de óleo de patchouli

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Desenvolvimento rural

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

Andrey Martinez Rebelo , José Angelo Rebelo

ABSTRACT
O patchouli, Pogostemon cablin, é uma planta aromática cujo óleo essencial é amplamente utilizado na indústria e por isso de grande interesse econômico, principalmente por ser fonte exclusiva do pachulol. O manejo e as condições de extração, comprovadamente alteram a composição do óleo assim como o rendimento da extração. Sendo assim, diante do que já se sabe, as condições do pós-colheita podem também interferir nos resultados. Desta forma estudos de pós-colheita quanto às condições das folhas de patchouli (fresca ou desidratada) assim como, em caso de armazenamento, o tempo de congelamento (0, 24, 48 e 72h) foram avaliados. Os resultados indicaram que plantas desidratadas por 24h ao ar livre e imediatamente destiladas resultam em maior rendimento na produção de óleo de folhas de patchouli e caso se necessite armazená-las estas devem ser congeladas frescas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Câmara Da Silva 09-02-2021 12:50:35

Por ser uma pesquisa aplicada, seus resultados se tornam relevantes para quem trabalha com a extração de óleos essenciais.

Foto do Usuário Alvaro Graeff 09-02-2021 12:50:35

Trabalho bom para quem trabalha com óleos excensiais. Os estudos pós-colheita em diversas áreas agronômicas esta bastante atual. Ou se perde qualidade, o produto em si. e com isto renda.