AVALIAÇÃO DO ENRAIZAMENTO EM JUSTICIA-VERMELHA (Megaskepasma erythroclamys) SOB DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE ÁCIDO INDOL-3-BUTÍRICO (AIB)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fisiologia e Produção Vegetal

Acessos neste artigo: 299


Certificado de participação:
Certificado de Ana Beatriz Carneiro Leite

Certificado de publicação:
Certificado de Pedro Solé Bicaco
Certificado de Aline Júnia Garcia
Certificado de Ana Beatriz Carneiro Leite

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Beatriz Carneiro Leite , Aline Júnia Garcia , Pedro Solé Bicaco , João Sebastião De Paula Araújo

ABSTRACT
Megaskepasma erythrochlamys, popularmente conhecida como Justicia-vermelha, é uma espécie arbustiva, pertencente à família Acanthaceae, com porte variando entre 3,0 a 5,5 metros, apresenta folhas verde escuro, inflorescência no formato de cone formada por brácteas ovaladas e lanceoladas e flores brancas, com cálice pentâmero. Sua importância comercial concentra-se em seu uso ornamental devido sua inflorescência vistosa. Este trabalho teve como objetivo avaliar o enraizamento em estacas herbáceas, semilenhosas e lenhosas sob diferentes concentrações de ácido indol-3-butírico (AIB). O experimento foi conduzido em propagador mantido em casa de vegetação do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com três repetições, contendo 10 estacas para cada parcela e 9 tratamentos, totalizando 270 estacas. Os tratamentos consistiram na utilização de estacas herbáceas, semilenhosas e lenhosas, com três concentrações de AIB, sendo 0, 1500 e 3000 mg.L-1. Após 54 dias, realizou-se a coleta e os seguintes parâmetros foram analisados: porcentagem de estacas enraizadas, estacas vivas, brotações, formação de calo, número de raízes por estaca e comprimento da maior raiz. Os resultados mostraram que não houve interação entre as concentrações de AIB e os tipos de estaca quanto à porcentagem de estacas vivas, estacas enraizadas e estacas com brotações. A variável “número de raízes” embora não tenha diferido pelo teste de médias, revela um percentual maior de raízes nas estacas herbáceas e lenhosas nas doses de 3000 mg.L-1 de AIB. A formação de calos não foi detectada em nenhum tratamento. Considerando que o tratamento controle foi suficiente para o enraizamento e que a aplicação de AIB não é necessária para induzi-lo, pode-se concluir que a espécie estudada é de fácil enraizamento.
Palavras-chave: Acanthaceae; planta ornamental; estaquia.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jean Gonçalves Oliveira 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem apresentado, escrito e relevante. Porém, sugiro adicionar um Abstract.

Foto do Usuário Laura Martins Vinhais 09-02-2021 09:50:35

Texto bem escrito, a leitura flui bem, Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.