RELAÇÃO ENTRE OS TEORES DE CARBONO E A COMPOSIÇÃO MINERALÓGICA DE UM SOLO ALTAMENTE INTEMPERIZADO NO SUL DO BRASIL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 194


Certificado de publicação:
Certificado de Henrique Cesar Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Henrique Cesar Almeida , Márcio De Sousa Góes , Luisa Natalia Parra Sierra

ABSTRACT
O presente estudo caracterizou e quantificou a composição mineralógica da fração argila do solo em amostras retiradas de áreas sob diferentes coberturas vegetais no estado do Paraná - PR. As áreas de estudadas estão localizadas entre os municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Foram avaliadas sete áreas com amostras de solo coletadas na profundidade de 0-20 cm. A técnica analítica utilizada foi Difratometria de Raios-X (DRX) onde foi possível caracterizar e quantificar a existência de cristais de argilominerais do tipo 1:1, além de óxidos e hidróxidos de ferro e alumínio presentes nestas frações. O método de Rietveld foi utilizado para refinamento das estruturas das fases cristalinas. Já para a análise quantitativa destas fases foi utilizado o programa General Structure Analysis System. Apesar de identificar e quantificar as fases cristalinas presentes nas amostras, não foi observado uma correlação significativa entre essas fases e os teores de carbono orgânico do solo, não sendo possível neste trabalho mostrar a influência da alteração do manejo sobre os principais minerais secundários existentes no solo destes ambientes.
Palavras chave: Mineralogia, difratometria, Raios-x, quantificação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Anna Hoffmann Oliveira 09-02-2021 09:50:35

O objetivo do trabalho é bem interessante, parabéns. Faltou um melhor delineamento metodológico para alcançar o proposto no estudo. Neste caso, o foco do trabalho aparentou ser apenas a investigação mineralógica dos solos, sem qualquer relação com o carbono orgânico.

Foto do Usuário Denice De Oliveira Almeida 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bom e bem escrito. Poderia apresentar maior argumentação no resultados e discussão....

Foto do Usuário Elisângela Benedet Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Abordagem muito relevante na área de manejo e conservação do solo e que precisa expandir sua aplicação e publicações no Brasil. Parabéns pelo trabalho. Quais são as estratégias do grupo para seguir com esse tema no Paraná, uma vez que os resultados com carbono a princípio não foram significativos?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.