Plantas nativas do Cerrado reduzem oviposição de Plutella xylostella (Linnaeus, 1758) (Lepidoptera: Plutellidae)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 257


Certificado de participação:
Certificado de Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial

Certificado de publicação:
Certificado de Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabella Maria Pompeu Monteiro Padial , Silvana Aparecida De Souza , Eliana Aparecida Ferreira , Rosilda Mara Mussury

ABSTRACT
A agricultura familiar movimenta US$ 55,2 bilhões por ano no Brasil, as olerícolas produzidas por ela são valiosas econômica e socialmente, e, dentro deste grupo, as brássicas se destacam pela sua importância na alimentação humana. Plutella xylostella (Lepidoptera: Plutellidae) é uma praga que ataca especificamente as Brássicas e leva a quedas na produção ou até mesmo perda total. Diante disso, alternativas começaram a ser investigadas para compor seu manejo, entre elas a utilização de inseticidas botânicos, uma vez que as plantas representam a principal fonte de compostos bioativos que existe no mundo. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de plantas medicinais nativas do Cerrado, sobre a oviposição de P. xylostella. Fora confeccionados extratos aquosos (10%) de 10 plantas: Campomanesia adamantium (Cambessédes) O.Berg, Campomanesia guazumifolia (Cambess.) O. Berg, Campomanesia xanthocarpa (Myrtaceae) O. Berg, Ludwigia nervosa (Poir.) H. Hara, Ludwigia tomentosa (Cambess.) H. Hara, Luwigia longifolia (DC.) H. Hara, Ludwigia sericea (Cambess.), Simarouba versicolor (Simaroubaceae) St. Hil., Tabernaemontana solanifolia (Apocynaceae) A. DC. e Styrax camporum Pohl., mais a testemunha. As mariposas ficaram expostas a folhas de couve tratadas durante 4 dias, sem chance de escolha. Observou-se que o contato das mariposas com os extratos foi capaz de provocar quedas significativas nas características biológicas, sendo que, o número de ovos apresentou as maiores reduções.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andresa Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O PRESENTE TRABALHO ESTÁ BEM ESCRITO E DENTRO DAS NORMAS DO EVENTO.

Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho, assunto de grande relevância e o trabalho foi muito bem executado! No resumo, você poderia acrescentar a conclusão, mais resultados e apresentar mais sobre a metodologia, pois o resumo deve conter um pouco de cada parte do trabalho; a conclusão pode ser melhorada, de modo a expor que o extrato da L. nervosa, longifolia e Simarouba sp. possuíram melhores resultados no controle das 3 fases de vida do inseto.

Trabalho execelente com dados que respaldam o desenvolvimento da pesquisa. Muito interessante e agregador para o fornecimento de mais ferramentas para controle de pragas de importância agrícola.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.