EFEITOS DE EXTRATOS DE ESPÉCIES DE SERJANIA SOBRE A OVIPOSIÇÃO DE PLUTELLA XYLOSTELLA (LEPIDOPTERA: PLUTELLIDAE)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 190


Certificado de publicação:
Certificado de Eduardo Carvalho Faca

Certificado de participação:
Certificado de Eduardo Carvalho Faca

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eduardo Carvalho Faca , Eliana Aparecida Ferreira , Rosilda Mara Mussury , Claudemir Antonio Garcia Fioratti , Rosicléia Matias Da Silva

ABSTRACT
O estudo de plantas medicinais com potencial ação inseticida para o desenvolvimento de extratos botânicos é uma alternativa viável para maximizar o controle de alguns artrópodes praga. O objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos dos extratos aquosos de Serjania marginata e Serjania erecta nas concentrações 5% e 10% sobre a preferência de oviposição de Plutella xylostella e a eclosão de larvas. Foi realizado o teste de oviposição com livre escolha, onde foram colocados dentro de gaiolas seis discos foliares de couve imersos nos diferentes tratamentos. Sendo eles, 4 discos tratados com extrato aquoso de S. marginata e S. erecta nas concentrações 5% e 10% e dois discos tratados com água destilada. Em cada gaiola foram colocados 3 casais de adultos de P. xylostella. Os discos com os tratamentos foram substituídos diariamente e avaliados por 24, 48, 72 e 96 horas. A contagem dos ovos e das larvas também foi realizada diariamente. O delineamento experimental foi interamente casualizado e as médias foram comparadas pelo teste de Kruskal Wallis (p=0,05). A média de oviposição de P. xylostella e larvas eclodidas foi baixa nos discos foliares tratados com os extratos de S. marginata e S. erecta, quando comparados ao tratamento controle, independente das concentrações utilizadas. Portanto, as espécies vegetais utilizadas, possivelmente, apresentam atividade inseticida devido ao grupo de metabolitos secundários presentes nestas. Entretanto, mais estudos devem ser conduzidos com estas espécies a fim de caracterizar estes compostos para obter mais resultados.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Gomes Lima 09-02-2021 09:50:35

Trabalho bem interessante, buscar alternativas ecológicas para a supressão de pragas é muito importante para a agricultura, e este trabalho mostra resultados promissores.

Foto do Usuário Andresa Pereira Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O trabalho possui uma temática bastante relevante. Porém faltou discutir melhor os resultados expostos.

Foto do Usuário Maraya Lira Kupfer Mota 09-02-2021 09:50:35

O trabalho apresenta uma temática relevante, a busca da obtenção de compostos ecológicos hoje é de suma importância.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.