A IMPORTÂNCIA DA CONTROLADORIA NO COMBATE A FALÊNCIAS DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Acessos neste artigo: 3


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE SEU TRABALHO

AUTORIA

José Antonio Marcelino , Eduardo Augusto Damin Do Amaral , Inês Cardin Bressan

ABSTRACT
O presente artigo tem como objetivo de destacar a importância que a controladoria apresenta nas organizações e uma possível aplicabilidade com baixos custos para as micros e pequenas empresas. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica com base em autores especialistas no assunto e a sua justificativa de realização é a presença de um alto número de empresas falindo devido à falta de controle interno. Ao longo do seu desenvolvimento são apresentadas as noções de um Controller e da Controladoria além de demonstrar também às definições de micros e pequenas empresas, seu ramo de atuação, faturamento médio e o motivo que leva ao fechamento das mesmas. Espera-se que este projeto possa proporcionar uma visão maior da área da controladoria, sua importância dentro da organização e nas tomadas de decisões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amilson Carlos Zanetti 09-02-2021 12:50:35

BOm trabalho.

Foto do Usuário Alex Fabiano Bertollo Santana 09-02-2021 12:50:35

O trabalho ficou limitado, O referencial teórico é fraco, Metodologia não condiz com a realidade, Análises fracas e desatualizadas. Gráficos muito mal feitos. Muito confuso

Foto do Usuário Marcelle Polyane Rodrigues Melo 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pela escolha da pesquisa A Importância da Controladoria no Combate a Falências de ME e EPP, tema bastante relevante ao processo de sobrevivência e continuidade da organização. Sugestões: Um alerta que faço aos autores é no tocante a questão da pesquisa, do jeito que se encontra, direciona para a resposta SIM ou NÃO. Então aconselho a seguinte pergunta: Quão é importante o uso das ferramentas da controladoria para a minimização da mortalidade da ME e EPP? Deixe claro também, a amostragem de empresas fechadas e/ou falidas no período compreendido ao citado no estudo (2011 a 2017). Pergunta: No Brasil só o SEBRAE fornecem esses dados das micros e pequenas empresas? A discussão merece uma atenção do tocante ao papel da controladoria, pois a mesma não toma as decisões na empresa, e sim, as direcionam a quem é devido.

Foto do Usuário Rúbia Cristiele Rambo 09-02-2021 12:50:35

Parabéns pelo trabalho. Porém, o referencial teórico precisa de uma complementação. Diante do atual cenário econômico e a pandemia do covid-19, a importância da controladoria é ainda maior? De que forma a controladoria pode auxiliar as micro e pequenas empresas nesse período?

Foto do Usuário Amanda Vitória Vieira Da Silva 09-02-2021 12:50:35

O artigo foi bem estruturado, no entanto apresenta alguns erros gramaticais e estruturais, como a falta de revisão da literatura, que é um aspecto importante. O próprio autor cita a dificuldade com a veracidade das informações, o que pode contar negativamente.A metodologia não apresenta adequadamente os métodos adotados, por exemplo, não faz menção à dimensão documental do estudo, nem informa como, onde, e quando os dados foram coletados e nem o tipo de dado que foi utilizado. É um assunto de extrema importância, principalmente no nosso país onde boa parte das empresas são de pequeno porte. Sugestões: aliar a tratativa com a falta de educação financeira dos próprios empreendedores, uma vez que muitas empresas são de subsistência;