EFICIÊNCIA DO USO DA ÁGUA E PRODUÇÃO DA PIMENTA BIQUINHO SUBMETIDA AO GOTEJAMENTO POR PULSOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 276


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Willian Fernandes De Almeida , Vital Pedro Da Silva Paz , Maria Magali Mota Dos Santos , Ana Paula Carneiro De Jesus , Alessandro Ramos De Jesus

ABSTRACT
O presente estudo objetivou avaliar os efeitos do gotejamento por pulsos no desenvolvimento vegetal, na eficiência do uso da água e na produção da pimenta biquinho, em um experimento conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas - BA. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com quatro tratamentos e cinco repetições. perfazendo um total de vinte parcelas experimentais, cada parcela consistiu de três vasos de 21 litros. Os tratamentos constituíram-se de gotejamento convencional, 4 pulsos, 6 pulsos e 8 pulsos. O manejo de irrigação consistiu na reposição de lâminas de irrigação, com base na leitura de tensiômetro instalados a 0,15 m de profundidade. A irrigação por pulsos consistiu no parcelamento da lâmina em pulsos de irrigação, com intervalos de trinta minutos de repouso. Foi observado que o gotejamento por pulsos não teve efeito significativo sobre o desenvolvimento vegetal e produção dos frutos, entretanto foi verificado uma maior eficiência do uso da água ao se utilizar o gotejamento por pulsos com 4 e 6 pulsos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Willian Aparecido Leoti Zanetti 09-02-2021 09:50:35

Parabenizo os autores pelo trabalho e apresentação bem desenvolvida do estudo. O estudo apresenta importância para tornar o sistema mais econômico e assegurar o melhor aproveitamento de água para a cultura, de forma que foi bem trabalhado e apresentado. Porém senti uma falta de referência de trabalhos no Material e Método, assim como nos Resultados, para melhor confrontar os dados obtidos e assegurar a confiabilidade. Do mais, estão de Parabéns. E gostaria de saber se os resultados variam muito de cultura para cultura?

Foto do Usuário André Luiz Vianna De Paula 09-02-2021 09:50:35

Estudo de suma importância para aumento da produtividade da agua e diminuição de custo com agua.

Foto do Usuário Adda Ellen De Lima Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema super relevante e bem escrito, conforme normas sugeridas

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.