DESEMPENHO DE VARIEDADES DE Oryza sativa EM RELAÇÃO A DUAS VARIÁVEIS NA MICRORREGIÃO DO BREJO PARAIBANO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 243


Certificado de publicação:
Certificado de Otília Ricardo de Farias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luiz Daniel Rodrigues Da Silva , Fabio Mielezrski , Otília Ricardo De Farias , José Manoel Ferreira De Lima Cruz , João Henrique Barbosa Da Silva

ABSTRACT
O arroz (Oryza sativa L.) é uma das culturas mais consumidas no globo, pois é produzido nos cinco continentes, sob distintas condições agrícolas e ambientais. Para realização da semeadura foi utilizadas um total de quinze sementes por vasos na semeadura, disposta em forma de um sulco. Objetivou-se avaliar o desempenho vegetativo de variedades de arroz de terras altas cultivadas sob mesmo nível de adubação, analisando o número de folhas e perfilhos. As variedades utilizadas foram Arroz Vermelho (Embrapa), Arroz Vermelho (Sertão), BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições. As médias foram comparadas pelo teste Tukey, ao nível de 5% de significância, usando o software estatístico Sisvar versão 5.4 (FERREIRA, 2010). As variáveis avaliadas foram número de perfilhos (NP) e número de folhas (NF), onde foi determinado por planta mediante contagem manual, sendo os resultados expressos em número de folhas.planta-1 e número de perfilho.planta-1. Foram realizada um total de 3 avaliações, com 10, 20 e 30 dias após a semeadura. A variedade Arroz Vermelho (Embrapa), constatou o melhor desempenho na promoção de número de folhas e perfilhos. As variedades BRS Pepita e o BRS Esmeralda conferiram desempenhos insatisfatórios, para o número de folhas e perfilhos.
Palavras-chave: Arroz, crescimento vegetativo, perfilhamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cláudio Carvalho Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho interessante. Seria bom rever no titulo a parte ''EM RELAÇÃO A DUAS VARIÁVEIS'' que deixou o titulo um pouco vago. Também seria importante identificar melhor os tratamentos, junto ao delineamento.

Foto do Usuário João Victor Da Silva Martins 09-02-2021 09:50:35

A pequisa bastante importante para o produtor evidenciar a diferença de qual cultivar utilizar pelo seu porte. Parabéns pela pesquisa!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.