A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO X ÁGUA X PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 2


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível
AUTORIA

Joaquim Torres Filho , Witalo Da Silva Sales , Jackson Teixeira Lobo , José Ailton Cruz Macêdo Dos Santos , Maria Ângela Cruz Macêdo Dos Santos

ABSTRACT
O feijão Caupi é uma leguminosa de extrema importância para o Nordeste brasileiro e a mesorregião do Cariri cearense que se caracteriza por apresentar grande parte dos municípios cuja sua produção é de base familiar. A maior parte do sistema de produção não é tecnificado, e a maioria dos produtores não recebem assistência continua, isso implica que ocorrem constantes problemas fitopatológicos nas produções. O objetivo do trabalho foi identificar a presença da murcha da teia micélica em plantações de Caupi, da agricultura familiar, no município de Mauriti, localizado na mesorregião sul do estado do Ceará, durante o período chuvoso. Foram realizadas visitas em campo, em três sistemas produtivos. A metodologia consistiu tanto na observação visual dos sintomas foliares, como também na posterior análise microscópica do agente causador da fitomoléstia. A análise baseada no quadro sintomatológico confirmou a ocorrência do murcha da teia micélica nas folhas do caupi, causada pelo fungo R.solanie. Completando o quadro sintomatológico foi observada a presença de seca, murcha e queda das folhas, ou seja, sintomas secundários de amarelecimento, seca e morte da planta. A sintomatologia estava distribuída em plantas isoladas e em reboleira. Levando-se em consideração a Etiologia e Epidemiologia do fungo cita-se a importância de consórcio e rotação de culturas a fim de controlar e evitar a disseminação da doença na área.
Palavras – chave: Feijão- Caupi, fitomoléstia, Mesorregião do Cariri cearense

Para participar do debate desse artigo, .


Comentários
Foto do Usuário Alisson Macendo Amaral 09-02-2021 12:50:35

Sugiro trocar o X do título por um traço para que este fique: "A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO - ÁGUA - PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA".

Foto do Usuário André Boldrin Beltrame 09-02-2021 12:50:35

O título "A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO X ÁGUA X PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA" não esta de acordo. No item "Material e métodos" mostra que foi feito diagnose da doença, e na discussão são apontadas as medidas de controle, que remete ao título. Pergunta: esse patógeno foi recentemente identifico na cultura do feijão-caupi na região do município de Mauriti?

Foto do Usuário Maria Cristina Canale 09-02-2021 12:50:35

Existem alguns deslizes de português, o que careceria de uma leitura cuidadosa por parte dos autores. O objetivo do trabalho é identificar a presença da mela em feijão caupi em três produções familiares, mas senti falta de números de incidência e também de grafias mostrando detalhes do patógeno.

Foto do Usuário Luara Silva Pereira 09-02-2021 12:50:35

Existe alguns erros na concordância gramatical, sugiro aos autores uma boa reanalise de leitura no artigo. Há também algumas referências citadas dentro do texto que não estão nas normas estabelecidas.