A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO X ÁGUA X PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Fitopatologia

Acessos neste artigo: 244


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joaquim Torres Filho , Witalo Da Silva Sales , Jackson Teixeira Lobo , José Ailton Cruz Macêdo Dos Santos , Maria Ângela Cruz Macêdo Dos Santos

ABSTRACT
O feijão Caupi é uma leguminosa de extrema importância para o Nordeste brasileiro e a mesorregião do Cariri cearense que se caracteriza por apresentar grande parte dos municípios cuja sua produção é de base familiar. A maior parte do sistema de produção não é tecnificado, e a maioria dos produtores não recebem assistência continua, isso implica que ocorrem constantes problemas fitopatológicos nas produções. O objetivo do trabalho foi identificar a presença da murcha da teia micélica em plantações de Caupi, da agricultura familiar, no município de Mauriti, localizado na mesorregião sul do estado do Ceará, durante o período chuvoso. Foram realizadas visitas em campo, em três sistemas produtivos. A metodologia consistiu tanto na observação visual dos sintomas foliares, como também na posterior análise microscópica do agente causador da fitomoléstia. A análise baseada no quadro sintomatológico confirmou a ocorrência do murcha da teia micélica nas folhas do caupi, causada pelo fungo R.solanie. Completando o quadro sintomatológico foi observada a presença de seca, murcha e queda das folhas, ou seja, sintomas secundários de amarelecimento, seca e morte da planta. A sintomatologia estava distribuída em plantas isoladas e em reboleira. Levando-se em consideração a Etiologia e Epidemiologia do fungo cita-se a importância de consórcio e rotação de culturas a fim de controlar e evitar a disseminação da doença na área.
Palavras – chave: Feijão- Caupi, fitomoléstia, Mesorregião do Cariri cearense

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alisson Macendo Amaral 09-02-2021 09:50:35

Sugiro trocar o X do título por um traço para que este fique: ''A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO - ÁGUA - PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA''.

Foto do Usuário André Boldrin Beltrame 09-02-2021 09:50:35

O título ''A IMPORTÂNCIA DO MANEJO SOLO X ÁGUA X PLANTA NA PREVENÇÃO DE MURCHA DA TEIA MICÉLICA'' não esta de acordo. No item ''Material e métodos'' mostra que foi feito diagnose da doença, e na discussão são apontadas as medidas de controle, que remete ao título. Pergunta: esse patógeno foi recentemente identifico na cultura do feijão-caupi na região do município de Mauriti?

Foto do Usuário Maria Cristina Canale 09-02-2021 09:50:35

Existem alguns deslizes de português, o que careceria de uma leitura cuidadosa por parte dos autores. O objetivo do trabalho é identificar a presença da mela em feijão caupi em três produções familiares, mas senti falta de números de incidência e também de grafias mostrando detalhes do patógeno.

Foto do Usuário Luara Silva Pereira 09-02-2021 09:50:35

Existe alguns erros na concordância gramatical, sugiro aos autores uma boa reanalise de leitura no artigo. Há também algumas referências citadas dentro do texto que não estão nas normas estabelecidas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.