Incidência de Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMAs) no crescimento inicial da cana-de-açúcar após a aplicação de fósforo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 210


Certificado de publicação:
Certificado de Juliana Cristina Sodario Cruz

Certificado de participação:
Certificado de Juliana Cristina Sodario Cruz

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Cristina Sodario Cruz , Glauber José De Castro Gava , Djanira Rodrigues Negrão , Oriel Tiago Kölln , Marli Teixeira De Almeida Minhoni , Elisangela Marques Jerônimo

ABSTRACT
Fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) proporcionam uma série de benefícios na agricultura, porém podem ser impactados negativamente pela aplicação de fertilizantes fosfatados. Diante disso foi avaliada a incidência de esporos de FMAs nativos do solo de uma área agrícola comercial de cana-de-açúcar, durante a fase de desenvolvimento inicial da cultura, após a utilização de diferentes fontes e formulações de fósforo no momento do plantio. Para tanto os tratamentos foram distribuídos em blocos ao acaso, compostos por cinco repetições e caracterizados da seguinte forma: 1-Testemunha com adição de Uréia e KCl; 2- Formulação  líquida (02-10-10); 3- STP (Super Triplo) + formulação líquida; 4- Formulação 00-27/09-00+ 27%Ca+ 7%S + formulação  líquida e 5- Fosfato Natural Reativo + formulação  líquida. Aos 180 dias após o plantio foram realizadas as coletas de amostras de solo, para o levantamento da incidência do número de esporos de FMAs, bem como a contagem manual do número de perfilhos. Os resultados foram analisados através do teste de Tukey a 5% de significância. Durante o desenvolvimento inicial da cultura a incidência de esporos de FMAs e o número de perfilhos não sofreram a ação das diferentes fontes e formulações de fósforo utilizadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Parabéns pelo trabalho! O objetivo esta escrito em forma de resultado, podendo ser melhorado colocando '' o objetivo dessa pesquisa foi avaliar a ...'' objetivo do trabalho é um verbo; os tópicos não estão em caixa alta; o certo é ''palavras-chave''; resumo não possui recuo; seria bom colocar o ABSTRACT; colocar o tópico de CONCLUSÃO; no material e métodos seria mais interessante você colocar a análise de solo depois da calagem, já que foram essas as condições que ocorreu o plantio e a coleta dos dados.

Foto do Usuário Eliana Aparecida Ferreira 09-02-2021 09:50:35

O trabalho esta bem elaborado e trás uma discussão pertinente sobre um assunto atual, tendo em vista o crescimento do setor sucroalcooleiro.

Foto do Usuário Ana Lucy Caproni 09-02-2021 09:50:35

O artigo está bem embasado e apresenta relevância ecológica.

Foto do Usuário Clarisse Maximo Arpini Costa 09-02-2021 09:50:35

Excelente tema abordado neste trabalho, Muito atual e bem escrito.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.