A produção acadêmica recente sobre mudança organizacional no setor público

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 263


Certificado de participação:
Certificado de Rodrigo Alberto de Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Alberto De Oliveira , Hilda Alberton De Carvalho , Liliane Canopf

ABSTRACT
As organizações públicas têm sofrido nas últimas décadas pressões sociais, econômicas e políticas para a mudança de sua forma de gestão de burocrática para a gerencial e orientada ao desempenho, movimento que é denominado de Nova Gestão Pública (New Public Management – NPM). Tais mudanças implicam em transformações profundas nas organizações, onde os modelos Mudança Organizacional devem ser usados para compreender e apoiar esse processo. O presente estudo tem por objetivo apresentar revisão teórica, inicialmente abordando os estudos clássicos de mudança organizacional e, após, de maneira sistemática, revisando publicações recentes em periódicos relevantes sobre a gestão da mudança organizacional no setor público. O estudo indica que a NPM continua sendo catalisador das mudanças no setor público, que os modelos de gestão da mudança têm apoiado esse processo e que endereçar o aspecto da mudança cultural da instituição é um grande desafio

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

As academias tem cobrado mais atenção à gestão pública a partir do desenvolvimento de trabalhos de pesquisa relacionado aos padrões utilizados por estas administrações onde, em sua grande maioria, são geridos por políticos e não por entendedores do que na verdade é gestão.

Foto do Usuário Eric Charles Henri Dorion 09-02-2021 09:50:35

Trabalho rigorosamente construido, sustentato e relevante. merece apresentação, especialmente que refere-se a trabalho teorico.

Foto do Usuário Thiago Schirmer Feltrin 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito bem estruturado e com a temática bastante consistente para a atualidade. Parabéns.

Foto do Usuário Vilma Moraes Heluy 09-02-2021 09:50:35

Tema relevante e atual, demonstra a escassez de artigos recentes sobre mudança organizacional no setor público.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.