Plano logístico em um canteiro de obras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Acessos neste artigo: 270


Certificado de participação:
Certificado de Daniel Hank Miri

Certificado de publicação:
Certificado de Daniel Hank Miri

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ciana Celita Pessoa , Paula Patricia Ganzer , Juliana Matte , Cassiane Chais , Daniel Hank Miri , Zaida Cristiane Dos Reis , Pelayo Munhoz Olea

ABSTRACT
Este artigo aborda o levantamento de boas práticas de planejamento, execução e operação de canteiro de obras em empreendimentos de construção de edificações, com ênfase em uma visão logística à cerca do canteiro de obras. A ausência de planejamento pode promover um canteiro de obras desprovido da logística e organização necessária para a garantia de um ambiente de trabalho adequado ao desenvolvimento da função produção de uma obra de construção civil. A inadequação do canteiro de obras é uma das fundamentais causas da baixa produtividade, da baixa qualidade, das significativas perdas e retrabalhos constantes. Assim, essa pesquisa apresenta um método para implantação e controle de um plano logístico voltado ao canteiro de obras, vislumbrando maior produtividade, eficiência do processo e competitividade à organização. A metodologia caracteriza-se como natureza qualitativa, de nível exploratório com a observação direta em um estudo de caso. Como resultado, observa-se que o projeto de canteiro de obras elaborado antecipadamente, produz um ganho de qualidade, eficácia e redução de desperdício.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Antônio Da Rosa Carvalho 09-02-2021 09:50:35

O tema é relevante para o momento, muito embora é necessário uma avaliação detalhada e abrangente pois cada Estado e município apresentam características diversas.

Parabéns pelo ótimo trabalho desenvolvido. Relevante e atende ao esperado para publicação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.