DIFERENÇAS ENTRE VARIEDADES DE Oryza sativa EM RELAÇÃO A ALTURA E DIÂMETRO DO COLMO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 229


Certificado de publicação:
Certificado de Otília Ricardo de Farias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Henrique Barbosa Da Silva , José Manoel Ferreira De Lima Cruz , Luiz Daniel Rodrigues Da Silva , Otília Ricardo De Farias , Fabio Mielezrski

ABSTRACT
RESUMO: O arroz (Oryza sativa L.), por se tratar de uma cultura anual, no Brasil vem sendo cultivado em aproximadamente todos os estados. A sua produção ocorre em diversos países, sobre várias condições ambientais e manejo, o que é assegurada pela sua ampla adaptabilidade. O presente estudo objetivou-se comparar o desempenho de cultivares de arroz de terras altas analisando as variáveis de altura de planta e diâmetro do colmo, sob mesma condição de cultivo. A pesquisa foi realizada em casa de vegetação da área experimental no setor de Grandes Culturas do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, localizado em Areia, PB, na Microrregião do Brejo Paraibano. As variedades utilizadas foram Arroz Vermelho (Embrapa), Arroz Vermelho (Sertão), BRS Pepita, BRS Sertaneja e BRS Esmeralda. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições. As médias foram comparadas pelo teste Tukey, ao nível de 5% de significância. As variedades BRS Pepita e BRS Sertaneja apresentam parâmetro maiores de altura de planta e diâmetro de colmo e as variedades BRS Esmeralda e Arroz Vermelho (Embrapa) não obteve desenvolvimento satisfatório quando comparada com as outras cultivares.
Palavra-chave: Arroz, crescimento inicial, desempenho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mateus Ferreira Andrade 09-02-2021 09:50:35

O trabalho deixa a desejar na discussão dos resultados, pois a diferença de altura e diâmetro do colmo, está relacionada as características das cultivares. A produtividade seria um dado interessante a ser adicionado. Parabéns pelo trabalho.

Foto do Usuário João Victor Da Silva Martins 09-02-2021 09:50:35

Ótima pesquisa, entretanto deve-se melhor a discussão da pesquisa, pois está meio vaga!

Foto do Usuário Josiane Rodrigues 09-02-2021 09:50:35

O tema abordado pelo trabalho é bastante interessante. Como sugestão, acredito que os resultados obtidos no experimento poderiam ser mais explorados. Por exemplo, foram feitas medidas de altura da planta e diâmetro do colmo em três tempos diferentes. Isso poderia ser acrescentado nos resultados e discussão do trabalho. Como pergunta, gostaria de saber por que as cultivares BRS Pepita e BRS Sertaneja foram elencadas como as melhores se, por exemplo, a variedade Arroz Vermelho também obteve um bom desempenho com relação às duas variáveis medidas.

Foto do Usuário Vanderson Viera Batista 09-02-2021 09:50:35

o trabalho possui uma pesquisa bem relevante, porem a discussão de resultados poderia ser melhor aprofundada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.