MÉTODOS DE CONTROLE DE Ceratitis capitata: UMA REVISÃO SOBRE OS AVANÇOS DAS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DA MOSCA DO MEDITERRÂNEO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 295


Certificado de publicação:
Certificado de Natanaelma Silva da Costa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nadiane França Da Silva , Marcos Barros De Medeiros , Petrônio Filgueiras De Athayde Filho , Natanaelma Silva Da Costa

ABSTRACT
A Ceratitis capitata, conhecida popularmente como Mosca-das-Frutas ou Mosca do mediterrâneo, é um inseto limitante visto que sua atividade fitófaga afeta diretamente a fruticultura a nível nacional e mundial. O ataque desse inseto cria a demanda pela elaborados métodos de controle cada vez mais eficientes. Para tal, pesquisas científicas são constantemente realizadas buscando a solução ou a mitigação dos efeitos da presenta da Mosca do Mediterrâneo nos pomares e conhecer os avanços e inovações dos métodos de controle de C. capitata torna-se estratégico para pesquisadores e fruticultores. Com isso objetivou-se identificar os avanços nas pesquisas e inovações dos métodos de controle da mosca fitófaga Ceratitis capitata através da realização de uma revisão de literatura. Foram consultados periódicos, trabalhos de conclusão de curso e bancos de depósito de patentes nacional e internacionais. Dentre os métodos utilizados destacaram-se o controle químico, com o uso de iscas tóxicas, o controle biológico, com o uso de parasitoides e organismos entomopatógenos da espécie, e o controle alternativo, utilizando metabólitos secundários de plantas. Vale ser dito que o desenvolvimento de tecnologias patenteadas como a produção de insetos machos inférteis são também alguns dos mecanismos de controle que vem sendo eficientes para Moscas-das-frutas. O conhecimento sobre esses avanços pode servir como base para a condução de novos estudos e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maíra Tiaki Higuchi 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante o trabalho ! Devido aos danos provocados e pela ampla gama de espécies que ataca, a Mosca-das-Frutas atualmente é uma das principais pragas da fruticultura e esse trabalho com certeza é muito relevante e contribuirá para o setor. Achei a revisão muito bem escrita, abrangendo as inovações no controle dessa praga chave.

Foto do Usuário Tiago Jorge De Araujo Barbosa 09-02-2021 09:50:35

Foi uma boa revisão e bem atual. Pode servir como material de consulta para os Entomologistas, principalmente os que trabalham com moscas-das-frutas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.