SENTIDO DO TRABALHO E VÍNCULOS COM A CARREIRA: UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS EM FUTUROS GESTORES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Acessos neste artigo: 231


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luis Felipe Dias Lopes , Raquel Boff Menegazzi , Damiana Machado De Almeida , Fernanda Dos Santos Martinez , Jonathan Saidelles Corrêa , Eder Machado Moraes

ABSTRACT
As diversas transformações no mundo do trabalho são um desafio para os indivíduos. O número de desemprego é considerável, proporcionando momento de tensões e instabilidade às pessoas. Nesse contexto, questões relacionadas ao trabalho, sentido do trabalho e carreira tornam-se importantes para a sociedade.  A partir desse cenário, tem-se como objetivo de estudo analisar o sentido do trabalho e os vínculos com a carreira (comprometimento e entrincheiramento), na perspectiva de futuros gestores. Busca-se ainda caracterizar o perfil dos respondentes e verificar como os futuros gestores percebem os fatores do sentido do trabalho e os vínculos com a carreira (comprometimento e entrincheiramento). Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, quantitativa e do tipo survey, sendo o público pesquisado 91 alunos matriculados no curso de Administração de uma instituição de ensino superior privada localizada no Centro do estado do Rio Grande do Sul. Estes alunos podem ser considerados futuros gestores, e consequentemente, agentes de mudança. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Protocolo de Pesquisa de forma impressa, composto de três partes: parte I – Dados sociodemográficos, parte II – Escala do Trabalho com Sentido (ETS) de Bendasolli e Borges-Andrade (2015) e parte III – Medidas do Vínculo do trabalhador com a carreira de Magalhães (2015). De um modo geral, em relação ao sentido de trabalho e seus fatores os pesquisados apresentaram indiferença. Quanto ao comprometimento com a carreira percebeu-se um resultado mediano, assim como em relação ao entrincheiramento, visto que os respondentes demonstraram não estarem entrincheirados em suas carreiras.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Raquel Macario Da Silva 09-02-2021 09:50:35

Tema bastante atual e relevante. Os respondentes estavam cursando qual(is) semestre/ano? Pode haver percepções diferentes entre os que acabaram de entrar na faculdade e os que já estão se formando.

Foto do Usuário Maria Da Penha Marques Da Silva 09-02-2021 09:50:35

O artigo é bom, com referências atuais e com citação de autores que deram consistência a pesquisa. O tema é atual e de grande importância, dada sua implicação no âmbito econômico e social para empresas, trabalhadores e para a sociedade. Contudo, o artigo não se apresenta totalmente no formato sugerido pela organizadora, e acredito que poderia ter sido citada normas que tratam de segurança, condições e ambientes oferecidos aos trabalhadores para executarem suas atividades, para embasar, mais ainda, o artigo, uma sugestão de citação, entre outras norma regulamentadoras, poderia ser a Norma Regulamentadora nº 18 que trata especificamente das condições e ambientes de trabalho na construção, que as empresas desse setor são obrigadas a seguir, e o seu cumprimento traz segurança e qualidade de vida para o trabalhador. Por quê não foi citada?

Foto do Usuário Michelle Castanho Machado 09-02-2021 09:50:35

Artigo bem escrito e estruturado, resultados alcançados mostram uma realidade preocupante que é a incerteza do mercado para os futuros gestores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.