Influência de doses acumuladas de produtos microbiológicos sobre o potencial fisiológico de sementes de alface

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Acessos neste artigo: 201


Certificado de participação:
Certificado de Marjori dos Santos Gouveia

Certificado de publicação:
Certificado de Marjori dos Santos Gouveia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marjori Dos Santos Gouveia , Helio Fernandes Ibanhes Neto , Lúcia Sadayo Assari Takahashi , Amanda Lovisotto Batista Martins , Ananda Covre Da Silva

ABSTRACT
Bacillus subtilis e Trichoderma spp. são microrganismos que podem influenciar de maneira benéfica o desenvolvimento vegetal, por isso o trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da aplicação de microrganismos no desenvolvimento de mudas de alface oriundas de sementes com diferentes potenciais fisiológicos. O experimento foi realizado na casa de vegetação da Universidade Estadual de Londrina, os tratamentos foram: T0 = testemunha, T1 = 1 aplicação (TS), T2 = 2 aplicações (TS + 21 dias), T3 = 3 aplicações (TS + 14+21 dias), T4 = 4 aplicações (TS + 7+14+21 dias). O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com seis repetições contendo 10 mudas, distribuídos em esquema fatorial triplo 2x3x5, sendo o fator A os microrganismos, B lotes de sementes e C doses aplicadas. Os testes realizados foram: porcentagem de emergência, emergência final, comprimento e massa seca de parte aérea e raiz. Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativos aplicados Tukey e regressão polinomial. Para os testes realizados, houve diferença estatística apenas para lotes analisados isoladamente, sendo que o lote com 44% de germinação apresentou desempenho inferior. O número de aplicações também foi significativo, sendo a testemunha, melhor em relação às demais. As utilizações destes microrganismos não afetam o desenvolvimento vegetal da alface.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luana De Souza Marinke 09-02-2021 09:50:35

Ótimo tema! A utilização de microrganismos para promoção de crescimento está em alta nas pesquisas e como não apresentou diferença significativa entre os tratamentos, outros pesquisadores podem buscar alternativas com o mesmo objetivo ou até mesmo aumentar as doses como mencionado neste trabalho. Sugiro checar a ortografia.

Foto do Usuário Betina Luíza Lerner 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é muito interessante e de muita relevância para sistemas de produção orgânica, por exemplo. Todavia, acredito ser importante testar essas mudas a campo a fim de verificar efeitos a longo prazo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.