ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE UTILIZANDO IMAGEM DE SATÉLITE EM AÇUDES DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Geotecnologia

Acessos neste artigo: 204


Certificado de publicação:
Certificado de Fernando Bezerra Lopes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carine Fernandes Praxedes , Fernando Bezerra Lopes

ABSTRACT
RESUMO: A temperatura superficial é um dos atributos utilizado no monitoramento e gestão dos recursos hídricos, sendo ela um dos indicativos para verificação do grau de poluição de açudes. Com isso, ela foi estimada utilizando três imagens de satélite e sensoriamento remoto com fins de se obter dados em todo o espelho de água dos açudes Pereira de Miranda e General Sampaio, localizados em região semiárida brasileira, em período de crise hídrica. As ferramentas utilizadas para desenvolvimento do estudo foram os softwares Envi v.5.1, ArcMap v.10.2 e DevC++ através da linguagem de programação C++. Os resultados mostram que a temperatura superficial média variou entre 26 °C e 29 °C em ambos açudes. As mínimas de temperatura ocorreram nas datas em que os açudes estiveram com maiores volumes, assim como as máximas ocorreram nas datas em que os açudes estiveram com seus menores volumes. Neste último caso, percebeu-se também uma maior ocorrência de vegetação as margens e dentro dos reservatórios, o que possivelmente favoreceu ainda mais para neste caso as temperaturas terem sido maiores. Também foi verificado que regiões de maior profundidade os valores de temperatura superficial foram mínimos aumentando à medida que se aproximava das margens. A partir disso, conclui-se que com o uso do sensoriamento remoto é possível realizar uma análise temporal e espacial das transformações que ocorrem na superfície dos açudes e verificar se transformações ocorridas são decorrentes de ações antrópicas ou naturais.

PALAVRAS CHAVE: Sensoriamento remoto; Landsat 8 TIRS; Temperatura superficial.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maicon De Souza Pecegueiro 09-02-2021 09:50:35

Tema interessante, com uma vasta área de conhecimento á ser explorada

Foto do Usuário Edimir Xavier Leal Ferraz 09-02-2021 09:50:35

Muito bom o trabalho, apresenta considerações relevantes!

Foto do Usuário Carlos Cesar Silva Jardim 09-02-2021 09:50:35

Inicialmente, parabéns pela pesquisa. A utilização dos sensores orbitais na estimativa do fluxo de energia é em grande parte focado em estudos climatológicos. A exploração da temperatura da superfície está atrelada a fatores inerentes de cada objeto de estudo, como tipo e cor do solo, profundidade do reservatório e coeficiente de extinção luminosa e vários outros. O trabalho no geral está bom, mas recomendo não especular sobre as altas temperaturas devido a presença de macrófitas aquáticas, pois não há correlação alguma com as mesmas, e sim com a não extinção total da radiação.

Foto do Usuário Maria Clara De Figuerêdo Galiano 09-02-2021 09:50:35

Gostei do tema proposto. Acredito que as considerações finais poderia ser mais detalhada. Mapas bem feitos, e principalmente, boa escolha dos períodos apresentados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.