BIOMETRIA E RENDIMENTO DAS FRUTAS AMAZÔNICAS UXI (Endopleura uchi Cuatrec.) E UMARI (Poraqueiba sericea Tulasne)

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 258


Certificado de participação:
Certificado de Fagner Freires De Sousa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Dos Anjos Corrêa Dias , Fagner Freires De Sousa

ABSTRACT
A região amazônica é reconhecida pela rica biodiversidade, com destaque para diversidade de frutas nativas, como umari e uxi, que embora muito comercializadas e consumidas, ainda carecem de estudos científicos que os caracterizem. Nesse sentido, esse artigo busca caracterizar esses frutos quanto as características biométricas e percentual de rendimento. Os frutos foram adquiridos em feira livre em Cametá-Pará e caracterizados quanto ao comprimento e diâmetro, utilizando paquímetro e peso total dos frutos, peso da polpa e peso das sementes, utilizando balança analítica. O rendimento percentual foi calculado e classificado, de acordo com a porcentagem de polpa. Os resultados revelam que os frutos de umari apresentaram 56,59 ± 6,52 g de peso médio, 6,11 ± 0,62 cm de comprimento e 3,79 ± 0,42 cm de diâmetro, com rendimento de polpa baixo (28,32%), enquanto os frutos de uxi apresentaram peso médio de 41,22 ± 2,00 g, 4,92 ± 0,92 cm de comprimento e 3,55 ± 0,26 cm de diâmetro, com rendimento médio (46,00 ± 2,93 %). Assim, conclui-se que os frutos, apesar de apresentarem baixo e médio rendimento, detém valor comercial e essas informações podem auxiliar trabalhos futuros tanto no campo da pesquisa, como na indústria.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Airton Andrade Da Silva 09-02-2021 09:50:35

referências antigas; segundo a ABNT as palavras-chave são separadas por ponto e começam com letra maiúscula; citações fora da norma da ABNT pois os autores devem ser separados por '' ; '' em ordem alfabética; A introdução, apos o objetivo, poderia retratar a importância do trabalho. PARABÉNS!

Foto do Usuário Kelyonara Maria Sales De Assis 09-02-2021 09:50:35

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.