Antagonismo de isolados de Bacillus spp. sobre os fungos fitopatogênicos: Sclerotinia sclerotiorum e Fusarium graminearum

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 256


Certificado de participação:
Certificado de Antoni Wallace Marcos

Certificado de publicação:
Certificado de Antoni Wallace Marcos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leandro S. A. Gonçalves , Mayara Barbosa Silva , Silas Mian Alves , Karoline Barbosa Pontes , André Sarabia Zamarian , Aida Satie Suzuki Fukuji , Alison Fernando Nogueira , Eduardo Algusto Paschoal Capucho , Rodrigo Thibes Hoshino , Antoni Wallace Marcos

ABSTRACT
O O gênero de bactérias Bacillus spp. é descrito como um dos principais grupos de microrganismos que apresenta ação antagonista a diversos patógenos. Sclerotinia sclerotiorum e Fusarium graminearum estão entre os principais fungos que causam danos a cultura da soja, podendo levar as plantas a morte. Cada vez mais o controle biológico mediado por bactérias vem crescendo no Brasil, pois a intensa utilização de produtos agroquímicos tem causado desequilíbrio no agroecossistema. Asssim, objetivo do trabalho foi avaliar a atividade antagonística de isolados de bacillus spp. sobre os fungos Sclerotinia sclerotiorum e Fusarium graminearum. A atividade antifúngica das cepas bacterianas, foi determinada pela inoculação destas em meio de ágar dygs por 24 horas, Em seguida, recortou-se 1 cm de ágar com uma lâmina estéril colocada de cabeça para baixo na superfície da placa de Petri BDA previamente espalhada com o micélio fúngico de S. sclerotiorum e F. graminearum. Após 5 dias foi medido o halo de inibição das bactérias que apresentaram antagonismo. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 240  tratamentos (isolados bacterianos) e 3 repetições. Dos 120 isolados, 27 apresentaram antagonismo para F. graminearum, e dentre estes 12 apresentaram antagonismo para S. sclerotiorum. Os isolados (UEL 33, UEL 37, UEL 48) foram os mais promissores, pois apresentaram alta atividade antagonística para os dois fungos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Cristina Sodario Cruz 09-02-2021 09:50:35

O assunto é relevante e tem seu mérito, mas sentimos a falta da descrição do número de repetições utilizadas no item material e métodos , bem como do número de placas utilizadas durante o ensaio.

Foto do Usuário Gabriel Danilo Shimizu 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem relevância e mérito científico e é de grande importância no contexto da agricultura, sobretudo por propor novos organismos para o controle alternativo de doenças. Sugiro apenas corrigir alguns nomes científicos que estão fora da norma e acrescentar informações da metodologia quanto aos tratamentos, repetições e delineamento, bem como melhorar a formatação da tabela. Parabéns aos autores!!!

Foto do Usuário Walter Aparecido Ribeiro Júnior 09-02-2021 09:50:35

O título do trabalho é condizente com o mesmo, demonstra-se adequado e retrata a importância do assunto. No resumo ocorreu que a conclusão do mesmo tem aspecto de resulto e não de conclusão, dando a impressão de que o trabalho não possui uma conclusão descrita no resumo. Há ocorrência de alguns erros gramaticais nas frases: ''(...) graminearum estão dentre os principais fungos (...)'' acredito que o melhor seria ''(...) estão entre os principais (...)''. ''(...) O controle químico é método mais (...)'' o mais adequado seria ''(...) é o método mais (...)''. ''(...) Asssim, o objetivo (...)'' o mais adequado seria ''(...) Assim, objetivo (...)''. Tomar cuidado com nomes científicos que devem respeitar as normas sendo o gênero sempre escrito começando com letra maiúscula. Na ultima frase do resumo aparece ''(...) são os mais promissores (...)'', contudo o correto deveria ser ''(...) foram os mais promissores (...)'', pois os isolados encontrados foram os mais promissores para o estudo realizado. No corpo do texto é imprescindível verificar as regras de nomenclatura, afim de completar os nomes científicos, tendo em vista que em alguns casos devem acompanhar o nome do autor descritor e o ano. Na metodologia é interessante descrever a quantidade de isolados, o mesmo apareceu nos resultados. Nos resultados há a citação de SHIOMI (2017) contudo nas referencias o mesmo aparece acompanhado de mais um autor, tomar cuidado com as citações. A conclusão é adequada e clara, vai de encontro com o objetivo do trabalho. Nas referencias é interessante que as mesmas sejam colocadas em ordem alfabética pois esteticamente fica mais agradável para o leitor e para o visual do trabalho. Ainda na citação, a citação CAWOY aparece duas vezes, contudo a mesma não foi encontrada no texto, além disso não é possível saber qual foi a referencia correta. De maneira geral o trabalho é bom, adequado e importante.

Foto do Usuário Lisandra Lima Luz 09-02-2021 09:50:35

Assunto bastante relevante para o momento de expansão da agricultura que estamos vivendo. Porém, senti falta de detalhes na metodologia, explicação de como foi realizado o experimento em claro, e os resultados poderiam ter sido mais expostos, não somente discutir o assunto.

Foto do Usuário Flávia Luane Gomes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido que tem muito a acrescentar na área da microbiologia agrícola, porém, como críticas positivas recomendo uma melhor descrição na metodologia, que apresentou alguns erros de digitação e foi muito sucinta, assim como a conclusão.

Foto do Usuário Flávia Luane Gomes 09-02-2021 09:50:35

Parabéns aos autores pelo trabalho desenvolvido que tem muito a acrescentar na área da microbiologia agrícola, porém, como críticas positivas recomendo uma melhor descrição na metodologia, que apresentou alguns erros de digitação e foi muito sucinta, assim como a conclusão.

A pesquisa realizada apesar de relevante, é apenas inicial com utilização de um método para comprovar os objetivos, entretanto bem desenvolvida e descrita pelos autores.

Foto do Usuário Otília Ricardo De Farias 09-02-2021 09:50:35

O trabalho analisado possui relevância cientifica e está bem escrito, seguindo uma sequência lógica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.