Decomposição de resíduos de soja em cultivo tradicional e em sistema de integração lavoura-pecuária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 201


Certificado de participação:
Certificado de Heloize Dums

Certificado de publicação:
Certificado de Heloize Dums
Certificado de Amanda Pavan

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alexandre Ribas , Heloize Dums , Betania Brum De Bortolli , Marcos Antonio De Bortolli , Amanda Pavan , Luana Cristina Calegari

ABSTRACT
Com o intuito de diversificar o uso da terra, tornando-a ecoeficiente, a integração lavoura-pecuária integra em uma mesma área duas atividades, lavoura e pecuária, bem como os demais fatores físicos, químicos, biológicos do solo. Neste sistema ocorre intensa renovação foliar decorrente do pastejo, o que pode implicar na deposição de matéria seca sobre o solo e proteção do mesmo para as culturas sucessoras. Com base nisso, o presente trabalho visou analisar o efeito de diferentes correções/condicionamento de solo, associado a diferentes métodos de semeadura, nos sistemas de integração lavoura-pecuária (área pastejada no inverno) e plantio direto (área sem pastejo no inverno), sobre a decomposição de resíduos da cultura da soja (Glycine max (L.)). Os experimentos,um sobre aveia pastejada no inverno (sistema de plantio direto com integração lavoura-pecuária) e outro sobre aveia não pastejada (aveia para cobertura do solo no sistema de plantio direto para produção de grãos), foram conduzidos no município de Vitorino-PR, em esquema bifatorial 2 x 4, em parcelas subdivididas. Na parcela principal foram alocadas as combinações de dois métodos de semeadura da cultura da soja (disco duplo desencontrado e haste sulcadora); e, na subparcela quatro diferentes correções/condicionamento do solo (sem correção, dose recomendada de gesso, dose recomendada de calcário, dose recomendada de gesso +  dose recomendada de calcário), no delineamento bloco ao acaso, com quatro repetições. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, e posteriormente, as interações foram desdobradas ajustado-se um modelo exponencial decrescente simples para cada situação estudada. Os dados foram analisados por meio do programa computacional RBIO e GENES e os gráficos gerados no programa SigmaPlot®, versão 12.5. A decomposição dos resíduos de soja pode ser considerada acelerada, representando um reduzido tempo de cobertura e proteção do solo por parte desta leguminosa; sendo que, em geral, o tempo de meia vida (t1/2) quando realizada correção do solo com o uso de calcário foi maior em relação ao uso de gesso ou mistura de gesso + calcário.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo De Oliveira Alves 09-02-2021 09:50:35

O intuito do trabalho é muito bom, contudo o mesmo apresenta alguns erros de gramática e formatação. O resumo é muito grande e apresenta informações desnecessárias, indico que reduza à 200 ou 250 palavras. Normalmente as informações da figura ficam abaixo da mesma, então sugiro que contorne esse erro. Outro fator, é que os autores apostaram em muitas citações diretas, que poderiam ser mitigadas de forma indireta, apresentando maiores quantidades de estudos anteriores realizados ou que abrange a mesma area. No mais, é utilizado o paragrafo (abaixo) da introdução, repetido na discussão, para justificar a entrada de matéria orgânica no sistema e os efeitos da mesma. ''[...] No ato de pastejar, as lâminas folhares superficiais são removidas, expondo os meristemas apicais, estímulo que promove a rebrota da forragem e crescimento de novas lâminas foliares (ARAÚJO et al., 2015); essa constante rebrota faz com que o material fique menos lignificado se comparado ao mesmo deixado em repouso, como ocorre em sistema de plantio direto. Além disso, neste sistema ocorre deposição de fezes e urina do animal, promovendo o retorno de nutrientes ao solo. Sendo assim a cultura sucessora, esse caso a soja, é semeada em um ambiente rico em nutrientes e matéria morta pouco lignificada, herdando os benefícios da aveia pastejada e se desenvolvendo rapidamente e com baixa rigidez; fato que, acelera sua decomposição após a deposição. [...]''

Foto do Usuário Caroliny Paixão 09-02-2021 09:50:35

Trabalho muito interessante, principalmente por se tratar de um sistema integrado, que é uma área de extrema importância. Sugestão: atente-se para os parágrafos repetidos, além do parágrafo que se repete na introdução e na discussão. segundo parágrafo do material e métodos está igual ao terceiro. Pergunta: a palhada avaliada foi somente a da soja? Ou vocês chegaram a avaliar a palhada da aveia preta?

Foto do Usuário Marcela Palheta De Oliveira 09-02-2021 09:50:35

É necessário verificar as marcações de correções do arquivo original, pois é perceptível que algumas não foram vistas. Exceto isso, muito bom o trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.