Caracterização e avaliação da qualidade física de Neossolo Quartzarênico em Geoambiente da Formação Cruzeiro do Sul, Acre

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ciências do solo

Acessos neste artigo: 291


Certificado de publicação:
Certificado de Edson Alves de Araújo

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lívia Braz Pereira , Edson Alves De Araújo , Lucas Santiago Lima , Lívia Rocha Cameli , Carolaine Costa De Araujo

ABSTRACT
É muito importante conhecer a qualidade física dos solos e como as atividades antrópicas o afetam para que se possa fazer o uso racional do mesmo. Neste sentindo, a caracterização morfológica e avaliação dos indicadores físicos do solo mostra-se como uma ferramenta promissora. O presente estudo objetivou caracterizar o solo de área de mata nativa em Cruzeiro do Sul-Acre, bem como a avaliar atributos físicos do solo e os impactos deletérios que a ação antrópica tem sobre o solo e os indicadores físicos avaliados, através da comparação entre o solo de área de mata e área de uso. Conclui-se, através de análise estatística, que os indicadores físicos analisados da área de mata foram menos impactados que os da área de uso, uma vez que, a atividade antrópica impactou negativamente a densidade e porosidade do solo, o que resultou em declínio de sua qualidade física.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho agradável na leitura, bem elaborado e de contribuição para a área.

Foto do Usuário Cesar Arevalo 09-02-2021 09:50:35

O artigo é interessante nas os graficos seriam melhores com a adição das linhas de error.

Foto do Usuário Victor Manoel Pereira De Andrade 09-02-2021 09:50:35

O trabalho tem uma proposta consistente e foi bem elaborado e escrito. Chamou a atenção a utilização de elementos estatísticos de forma detalhada na argumentação. Tento em vista que o solo em questão tem baixo potencial agronômico, qual seria a utilidade econômica desse solo para o vale do Juruá? Há alguma cultura que se pode produzir nesse solo e obter uma produtividade significante?

Foto do Usuário Josi Mylena De Brito Santos 09-02-2021 09:50:35

Trabalho importante e bem escrito. Acredito que após as tabelas pode colocar o que significa cada sigla presente na mesma, facilita o leitor visualizar e compreender. O trabalho poderia ser expandido, apresentando fotos da metodologia aplicada e explorando mais essa questão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.