Trichoderma asperellum UFT-201 MODULAM O DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MILHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Acessos neste artigo: 224


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lisandra Lima Luz , João Henrique Silva Da Luz , Flávia Luane Gomes , Manuella Costa Souza , Lillian França Borges Chagas

ABSTRACT
O milho (Zea Mays) é um dos grãos mais produzidos no mundo, sendo o Brasil, o terceiro maior produtor deste, com produção de 100.046,3 ton na safra 18/19. Os microrganismos do solo são de fundamental importância na agricultura, e são responsáveis por diversas transformações químicas envolvidas no processo de ciclagem de nutrientes para as plantas. Trichoderma é um fungo de solo, com ocorrência natural, sendo bastante pesquisado no Brasil, por sua versatilidade de ação, que pode ser de forma direta e indireta. Assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o uso de Trichoderma asperellum isolado UFT-201 sob o desenvolvimento inicial de milho. O estudo foi realizado em condições de câmera B.O.D. do Laboratório de Agromicrobiologia Aplicada e Microbiologia (MICROBIO-UFT) da Universidade Federal do Tocantins Campus de Gurupi (11”4345 S e 49”0407 W). O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com cinco doses de Tricoderma asperellum (0, 3, 6, 9 e 12 g kg-1 de sementes) e quatro repetições, com 25 sementes cada. Foi utilizado o inoculante Trichoplus (Formulação Grafite) da empresa JCO, com concentração de 2 x 108 conídios grama-1, cepa UFT-201 (Trichoderma asperellum). O fungo T. asperellum, cepa UFT-201 aplicado via tratamento de sementes em hibrido de milho altera significativamente a germinação, vigor, morfologia das plântulas. O ajuste da regressão foi quadrático invertido, onde a dose 0 g kg-1 de sementes apresentou 97,7%, e a dose máxima (12 g kg-1) com 100,0%. Trichoderma asperellum UFT-201 influencia significativamente o desenvolvimento inicial do sistema radicular e parte aérea.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliana Cristina Sodario Cruz 09-02-2021 09:50:35

O material apresentado traz consideráveis informações sobre o uso de Trichoderma na cultura do milho, entretanto o item material e métodos poderia ser melhor detalhado para que o trabalho ficasse mais completo.

Foto do Usuário Rayka Kristian Alves Santos 09-02-2021 09:50:35

O trabalho se encontra em estudo em uma area muito importante onde tem-se a necessidade de produtos que minimizem os impactos quimicos ao ambiente e que ajude o bom desenvolvimento da planta, tema necessário de ser estudado

Apesar da pesquisa está bem desenvolvida. Trabalhos nesta linha de pesquisa já são bem difundidos e a promoção de crescimento por Trichodema spp. bem explorada.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.