ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE GELEIA DE CAGAITA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Tecnologia de Alimentos

Acessos neste artigo: 210


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bárbara Teixeira Schultz , Andreia Aparecida Dos Anjos Chagas , Lanamar De Almeida Carlos

ABSTRACT
A cagaita é um fruto do cerrado que pertence à família Myrtaceae. É um fruto altamente perecível e a sua produção se concentra entre os meses de outubro a dezembro. O processamento de geleias é uma boa alternativa para conservação de frutos altamente perecíveis. Este estudo teve como objetivos efetuar a caracterização físico-química e avaliar o conteúdo de compostos bioativos (antocianinas e flavonoides) presentes na geleia de cagaita. Foram utilizadas cagaitas (Eugenia dysenterica) colhidas na cidade de Sete Lagoas. O processamento e análises laboratoriais foram realizadas no Laboratório de Conservação de Alimento do CSL/UFSJ. Formulou-se a geleia comum utilizando 50% de sacarose e 50% da polpa com adição ácido cítrico como regulador de pH e de pectina cítrica. Foram avaliados os parâmetros de cor instrumental, pH, acidez titulável, sólidos solúveis, flavonoides e antocianinas. O pH da geleia de cagaita foi de 3,96, a acidez titulável encontrada foi de 0,458 g de ácido cítrico/100g, o teor de sólidos solúveis totais foi de 64,33 ºBrix, em relação ao parâmetro cor, a geleia apresentou valores compatíveis à sua tonalidade ideal. Mediante aos parâmetros físico-químicos avaliados, a geleia de cagaita apresentou valores de pH, acidez, sólidos solúveis e cor dentro dos padrões esperados, tornando um produto atraente ao consumo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jennifer Souza Figueredo 09-02-2021 09:50:35

O trabalho é relevante para a área. Sugiro aumentar o tamanhos dos parágrafos no texto e tentar não colocar resultados na conclusão.

Foto do Usuário Andrey Martinez Rebelo 09-02-2021 09:50:35

Estudos com plantas brasileiras deveriam ser cada vez mais frequentes, visando a valorização de nossos produtos e incentivo ao cultivo de materiais adaptados a nosso clima.

Foto do Usuário Fagner Freires De Sousa 09-02-2021 09:50:35

O artigo é relevante, apresenta objetivo claro, utiliza metodologia adequada e apresenta resultados coerentes com o objetivo proposto. A discussão sobre flavonóides e antocianinas não é relacionado aos resultados apresentados, fala-se da importância dos compostos bioativos, mas não comenta se os teores destes compostos encontrados na geleia tem potencial de contribuição para a saúde do consumidor. A conclusão deve ser ater aos resultados apresentados, portanto, não deve falar de contribuições econômicas e geração de renda, uma vez que este aspecto não foi analisado. Também não há necessidade de repetir os resultados na conclusão. As citações e referências não seguem o padrão da ABNT, devem ser revisados.

Foto do Usuário Maiqui Izidoro 09-02-2021 09:50:35

Trabalho relevante para área, escrita clara e sucinta, ótima contribuição para agregação de valor ao produto para fornecer qualidade ao consumidores, desta forma parabéns pelo condução do trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.