GRAU DE ENTUPIMENTO EM UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 284


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laís Alves Soares , Fernando Nobre Cunha , Daniely Karen Matias Alves , Marconi Batista Teixeira , Frederico Antonio Loureiro Soares , Vitor Marques Vidal , Fernando Rodrigues Cabral Filho , Gabriela Nobre Cunha , Jean Gonçalves Oliveira

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi avaliar o grau de entupimento ao longo do tempo e em diferentes pressões de operação de um sistema de gotejamento superficial. O experimento foi realizado em uma casa de vegetação instalada na área experimental do IFGoiano – Campus Rio Verde. A casa de vegetação é constituída de cobertura de filme plástico polietileno transparente, de 150 micras e laterais fechadas, com tela tipo sombrite com 30% de interceptação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 6, com três repetições. Os tratamentos consistiram em quatro pressões (0,8, 1,1, 1,4 e 1,7 kgf) e seis tempos de funcionamento (600, 650, 700, 750, 800, 850 horas). O sistema de irrigação utilizado foi o de gotejamento superficial dotado de emissores autocompensantes modelo iDrop PC-PCDS com vazão de 2,2 L h -¹ e pressão de operação de 5 a 45 mca, inseridos em mangueira de polietileno de baixa densidade de 16 mm, com espaçamento de 0,5 m. Depois de tabulados os dados de vazão, foram efetuados os cálculos do coeficiente de uniformidade absoluto e grau de entupimento. Para a pressão de serviço de 0,8 e 1,4 Kfg o tempo de funcionamento de 744 e 555 horas, respectivamente, promoveu o menor valor de GE (<3,7%). As variações crescentes de pressão elevaram o CUA até atingir o seu valor máximo de aproximadamente 96,20% sob a pressão de operação de 1,24 kgf.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Dantas 09-02-2021 09:50:35

Achei bastante interessante o trabalho, abordou um problema que é constante para quem é da parte de irrigação. Para quem usa este tipo de sistema, pensando na aplicação de fertilizantes foliares, e também pensando em menos taxas de entupimento do sistema, qual seria a melhor pressão a ser utilizada? Proponho colocar se foi utilizada somente água nos emissores, ou fertilizantes que podem ser aplicados via água de irrigação.

Foto do Usuário André Luiz Vianna De Paula 09-02-2021 09:50:35

Estudo muito pertinente para aumentar a produtividade da água.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.