Complexo de percevejos do gênero Chinavia em cultivos catarinenses de pitayas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Acessos neste artigo: 236


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
Objetivou-se esclarecer o agente causal dos danos causados em cultivos de pitaya de Santa Catarina, identificando a espécie e possíveis riscos da presença da mesma. Os insetos foram coletados em cultivos de pitaya nas regiões produtivas do litoral norte e sul catarinense. As coletas e observações foram realizadas durante a fase reprodutiva das plantas, nos botões florais e frutos em desenvolvimento, para posterior identificação dos insetos. Durante as amostragens foi identificada pela primeira vez a seguinte espécie de percevejo atacando pitaya em Santa Catarina: Chinavia impicticornis (Stål, 1872) (Hemiptera: Pentatomidae); Chinavia nigrodorsata (Breddin, 1901) (Hemiptera: Pentatomidae). Ambos possuem coloração verde, causando danos aos principalmente nos frutos em maturação, devido ao seu hábito sugador,  os mesmos apresentam cicatrizes originárias das puncturas, inúmeras pontuações que se tornam enegrecidas, formando uma cicatriz espessa e diminuindo seu valor de mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jacqueline Dalbelo Puia 09-02-2021 09:50:35

Atualmente há vários relatando de sintomas em campo, semelhantes ao ataque destes insetos, oriundos de outro organismo biológico.

Foto do Usuário Anna Kelly Severino Santos 09-02-2021 09:50:35

Realizando a leitura do trabalho fica claro que faltou mais empenho dos autores ao longo do trabalho, ao analisar outras literaturas atualizadas é possível observar vários relatando de sintomas em campo, semelhantes ao ataque destes insetos, provenientes de outro organismo biológico, portanto sugiro aos autores a realizarem uma análise criteriosa de outros trabalhos e observarem se tal feito enquadram-se de acordo com o exposto, para que o trabalho apresente grande relevância para o meio acadêmico.

Sinto que falta uma melhor apresentação dos resultados e discussão, como por exemplo, uma representação gráfica. Perguntas que ficam a serem respondidas: Qual foi a quantidade de insetos coletados? Em quais períodos do dia? Durante quanto tempo a coleta foi realizada?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.