DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO LOCALIZADA SUBMETIDO A DIFERENTES PRESSÕES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Acessos neste artigo: 186


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Nobre Cunha , Daniely Karen Matias Alves , Marconi Batista Teixeira , Marconi Batista Teixeira , Frederico Antonio Loureiro Soares , Vitor Marques Vidal , Fernando Rodrigues Cabral Filho , Gabriela Nobre Cunha , Jean Gonçalves Oliveira

ABSTRACT
O objetivo do estudo foi realizar uma avaliação hidráulica ao longo do tempo e em diferentes pressões de operação de um sistema de gotejamento superficial. O experimento foi realizado em uma casa de vegetação instalada na área experimental do IFGoiano – Campus Rio Verde. A casa de vegetação é constituída de cobertura de filme plástico polietileno transparente, de 150 micras e laterais fechadas, com tela tipo sombrite com 30% de interceptação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, analisado em esquema fatorial 4 × 6, com três repetições. Os tratamentos consistiram em quatro pressões (0,8, 1,1, 1,4 e 1,7 kgf) e seis tempos de funcionamento (600, 650, 700, 750, 800, 850 horas). O sistema de irrigação utilizado foi o de gotejamento superficial dotado de emissores autocompensantes modelo iDrop PC-PCDS com vazão de 2,2 L h -1 e pressão de operação de 5 a 45 mca, inseridos em mangueira de polietileno de baixa densidade de 16 mm, com espaçamento de 0,5 m. Depois de tabulados os dados, foram efetuados os cálculos de vazão dos gotejadores. A pressão de serviço de 0,8 e 1,1 Kgf, no tempo de funcionamento de 743 e 618 horas, verifica-se a menor vazão de 1,52 e 2,17 L h-1, respectivamente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Sachini 09-02-2021 09:50:35

No resumo onde está 'O sistema de irrigação utilizado...vazão dos gotejadores.' poderia ser retirado, inserir algo dos resultados ou ir direto para a conclusão. Introdução poderia ser melhorada. Tabela 1 é uma informação importante se um objetivo fosse avaliar produção ou analise nutricional, por exemplo, neste caso acredito que não seria relevante. Resultado e discussão tem apenas os resultados, nenhuma discussão comparando ou citando outros trabalhos. Trabalho interresante, nescessitando alguns ajustes.

Foto do Usuário André Luiz Vianna De Paula 09-02-2021 09:50:35

Ótimo estudo. Serve exemplo para produtores usarem em suas areas plantadas.

Foto do Usuário Camila Nunes Bezerra 09-02-2021 09:50:35

Muito interessante! Ótima escolha de tema, aliás, muito importante.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.